RESENDE
Neste domingo, dia 05, acontece mais uma edição da Feira Livre, em condições especiais diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), na Área do Parque de Exposições, no bairro Morada da Colina. A prefeitura, por meio da Secretara de Indústria, Comércio e Turismo do município, repetirá o modelo adotado na última edição, promovida no domingo passado. Desta forma, a Feira acontecerá das 7 às 14 horas, cercada de medidas de segurança para prevenir o contágio pela Covid-19.
A começar pelo local escolhido, pois a área de exposições tem espaço amplo, que permite um distanciamento seguro entre as barracas, que serão usadas por produtores e artesãos. Desde a retomada das atividades da feira, o modelo de atividades vem sendo adaptado para atender requisitos de segurança em saúde. Inicialmente, foi adotado o modelo drive-thru, onde as pessoas compram sem sair do carro. No entanto, pessoas que não possuíam veículos pediram uma readequação mais inclusiva. Com isso, a organização da Feira promoveu outras mudanças para permitir a entrada de pessoas a pé no espaço de vendas. Há organização de filas e afastamento de barracas, com o devido distanciamento seguro. As barracas em geral disponibilizarão álcool gel para a higienização das mãos, assim como o uso da máscara será obrigatório na entrada e para circulação no interior do espaço. Haverá ainda uma pia portátil para permitir a higienização constante dos frequentadores. O espaço para estacionamento é amplo e não há preocupação com vagas para os veículos dos visitantes, expositores e vendedores.
Como nas outras edições, serão comercializados produtos do ramo de hortifruti, queijos, laticínios e derivados, além da peixaria. O espaço também conta com uma praça de alimentação, na qual os visitantes poderão consumir produtos como pastéis, acarajé, churrasquinho, linguiça no pão, sanduíches entres outros. Os artesãos seguem com um espaço para expor e comercializar produtos.