Dois mil pneus são descartados pela prefeitura anualmente em Quatis

0

QUATIS

Visando contribuir com a preservação do Meio Ambiente no município, a prefeitura realizou, na última segunda-feira, dia 20, o descarte de 331 pneus inservíveis para o Ecoponto de Resende. Este transporte fez parte do programa especial de recolhimento de pneus inservíveis realizado na cidade por meio da secretaria de Meio Ambiente, dentro das ações voltadas à coleta seletiva de lixo.

Em média, ao longo dos últimos sete anos, pelo menos dois mil pneus inservíveis têm sido recolhidos anualmente na cidade e descartados de forma ambientalmente adequada. O descarte incorreto de pneus causa a degradação ambiental e a ocorrência de transtornos à preservação da saúde pública, daí as campanhas educativas permanentes e a coleta seletiva, ambas as ações realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente do município. “Entre outros transtornos causados, estão a poluição do solo e da atmosfera, a contaminação do ecossistema, a destruição da fauna e da flora, além do aumento dos riscos da formação de focos para a proliferação de animais, mosquitos e demais insetos causadores de doenças, como, por exemplo, dengue e febre amarela”, explica o diretor do Departamento de Licenciamento, Fiscalização e Controle do Meio Ambiente, Jailson Batista, acrescentando que os pneus descartados são reciclados. “Os pneus inservíveis se transformam em outros materiais, como, por exemplo, na produção de massa asfáltica, cimento, estofado e materiais destinados ao ramo de siderurgia, servindo ainda como matéria prima para a fabricação de calçados e materiais de construção”, completa.

ORIENTAÇÃO

Para alertar a população sobre o descarte correto, a Prefeitura distribui folhetos nas contas de água, orientando os moradores a encaminharem os pneus inservíveis às borracharias e estabelecimentos de consertos de bicicletas e motocicletas, entre outras unidades do mesmo segmento, que, por sua vez, armazenam o material coletado e o repassam para o programa de coleta seletiva de lixo da prefeitura.

A partir destes procedimentos, a prefeitura providencia o transporte até o ecoponto de Resende. Os 12 estabelecimentos de Quatis que recebem pneus inservíveis para a destinação correta de pneus se localizam nos bairros Mirandópolis, Jardim Pollastri, Água Espalhada, Centro e na Estrada Quatis-Floriano (Rodovia RJ-159).

A obrigatoriedade do descarte específico dos pneus usados é estabelecida pela legislação federal, via Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e do próprio código ambiental do município. “As legislações determinam os procedimentos para a destinação correta dos pneus inservíveis, desde a entrega do material nos estabelecimentos da cidade ao transporte para os ecopontos, passando pelo armazenamento nas borracharias e estabelecimentos do gênero em Quatis. O desrespeito à legislação implica, entre outras penalidades, a aplicação de multas”, informa o diretor.

Dados da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) indicam que, no período de 1999 a 2017, foram recolhidas no território brasileiro mais de 4, 5 milhões de toneladas de pneus inservíveis. Só ano de 2017, a quantidade de pneus inservíveis coletada no Brasil chegou a 458 toneladas. Em todo país, existem, atualmente, 1.053 pontos de recebimento de pneus inservíveis, dentro dos quais estão os 12 estabelecimentos devidamente licenciados no município.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !