ANGRA DOS REIS
Foram confirmados em Angra dos Reis, pela Secretaria Municipal de Saúde de Angra dos Reis,dois casos de febre de oropouche na cidade. Uma das pacientes é uma mulher de 51 anos, moradora da Japuíba e com comorbidades. Ela buscou atendimento médico no dia 18 de abril com sintomas como: febre, dor de cabeça, dor no corpo, náusea e vômito, chegou a ficar internada no Hospital Municipal da Japuíba e recebeu alta no dia 26. A segunda paciente é uma mulher, de 55 anos, que foi até o hospital com os mesmos sintomas, no dia 3 de abril, e não precisou ser internada.
No fim do abril, os municípios de Piraí e Valença já haviam registrado os primeiros casos da febre oropouche na região A doença é transmitida principalmente por mosquitos. O vírus Orthobunyavirus oropoucheense (OROV) é mantido no sangue desses animais após eles picarem uma pessoa ou outro animal infectado (veja os sintomas abaixo). Segundo a Secretaria de Saúde de Angra dos Reis as duas moradoras já se recuperaram da doença e passam bem.
“É importante destacar que a prevenção é fundamental, assim como no combate à dengue, deve-se eliminar possíveis criadouros de mosquitos, como o acúmulo de águas paradas em quintais e vasos de plantas. Em caso de qualquer sintoma, a população deve buscar imediatamente os serviços de pronto atendimento do município e evitar a automedicação”, ressaltou o secretário de Saúde Rodrigo Ramos.
Os casos de Febre do Oropouche seguem crescendo no Brasil. Segundo o informe semanal do Ministério da Saúde, o país contabiliza 5.937 casos da doença, sendo 3.400 no Amazonas e 1.569 em Rondônia.