VOLTA REDONDA
A equipe de conselheiros do Movimento Ética na Política (MEP-VR) divulgou nesta segunda-feira, dia 14, o resultado da primeira sondagem popular de 2025 após as eleições municipais. De acordo com os organizadores, a pesquisa, que foi realizada entre o dia 2 e 8 deste mês, evidencia percepções significativas da população, que merecem atenção e análise.
Durante o período de sondagem, foram 401 respostas válidas. Do total de entrevistados, 91% residem em Volta Redonda, sendo 90% há mais de dez anos, ou seja, conhecedor dos problemas e potencialidades da cidade. Foram ouvidos pela equipe da sondagem moradores de 50 bairros oficiais. Os bairros com mais pessoas ouvidas são Retiro, Santo Santo Agostinho e Jardim Amália.
Do total de entrevistados, 87,7% disseram votar em Volta Redonda e avaliaram temas importantes para a cidade, como Educação e Saúde de qualidade, que apresentaram maiores médias. Do total de pessoas ouvidas pela equipe do Movimento sobre a escolha do candidato em eleição, grande parte leva em consideração o gênero e 56,6% escolhem de acordo com as propostas do candidato. No geral, quem participou da sondagem garante que cumpre seu dever eleitoral e só não faz isso por algum impedimento, e que não há o desinteresse na política. Em relação a quem votou em candidata mulher para o cargo de vereadora chegou a 26,39% e homens, 10,85%, ou seja, mulheres tendem a votar em mulheres. Sobre o voto em um candidato homem para vereador, 29,62% são mulheres e 33, 14%, homens.
Vale lembrar que a pesquisa foi coordenada pela professora Ana Paula Vasconcelos, do Departamento de Sociologia da universidade Federal de Minas Gerais (UF-MG), e pelo professor Marcio Eustáquio Maria, do Departamento de Administração e Administração Pública da UFF, com apoio direto dos membros do MEP-VR. Os estudantes do Pré-Vestibular Cidadão também participaram do processo de coleta das informações. Interessados poderão conferir o resultado da pesquisa no site do MEP:https://mepvr.com.br/sondagem-popular-do-mep-aponta-percepcoes-importantes-da-populacao/
Uma nova rodada da pesquisa está prevista para a Semana da Pátria, em setembro, dando continuidade ao compromisso do Movimento com a escuta ativa da sociedade e o fortalecimento da cidadania.