Divulgada a lista com os dez eleitos para o Conselho Tutelar de Volta Redonda

0

Já foi divulgada a lista com os dez nomes que venceram a eleição para compor os dois Conselhos Tutelares de Volta Redonda. A eleição aconteceu no último domingo, 6. Os  eleitos foram Márcia Assistência Social, Denise Vieira, Bruninho Nicolau, Juliana Ariella, Lígia Penha, Douglas Pereira, Osmar Furban (Mazinho), Alessandra Oliveira, Bete FAM/Comsea e Dr. Richard.
Durante todo o domingo, a população de Volta Redonda pôde votar para eleger os novos Conselheiros Tutelares do município. Os eleitos serão empossados no dia 10 de janeiro de 2020 para um mandato de quatro anos. Pôde votar qualquer eleitor residente na cidade, com posse do Título de Eleitor e documento oficial com foto.
Foram 16 candidatos que disputaram uma das 10 vagas disponíveis para o município. O evento foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Para o CMDCA, as atribuições dos conselheiros são claras de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Nos termos do art. 131, Lei Nacional 8.069/1990), compete aos conselheiros zelar pelo ECA.

CIDADANIA JUVENIL PRESENTE NA ELEIÇÃO

Observadores garantem que, apesar de algumas inusitadas complicações para alguns eleitores na busca do local de votação para o Conselho Tutelar, foi notada a presença significativa de jovens no pleno exercício da cidadania, na escolha dos futuros conselheiros em VR. O jovem estudante Matheus de Oliveira, de 19 anos, antes das 9 horas, já estava na fila para escolher seu conselheiro. “É uma votação importante, pois o Conselho Tutelar tem o papel de proteger as crianças e adolescentes em situações de riscos”, disse o estudante.

Já Leoni Marques, 25 anos, junto com os pais com muita determinação afirmou que estava no local para exercer a cidadania, mesmo não sendo obrigatório. “Mesmo não sendo obrigatório, queremos dar nossa contribuição”, destacou, lembrando que o papel do cidadão não é só votar. “Espero que os eleitos desempenhem bem o seu papel na defesa das crianças e cabe a um de nós acompanhar sua atuação”, completou o jovem.

 

Deixe um Comentário