BARRA MANSA
Diversas atividades já estão acontecendo na cidade dentro do mês da Consciência Negra. Nas escolas a programação já começou no início de novembro. As programações seguem até o dia 29 em diversos locais, com participação de diversos coletivos locais que tratam de assuntos étnicos-raciais. Roda de conversa, cine debate, projeto itinerante nos bairros e muita conscientização estão na proposta. O evento é uma iniciativa da prefeitura, por meio da Fundação Cultura, em parceria com a Gerência de Promoção da Igualdade Racial, e tem a finalidade de fomentar a cultura afro-brasileira, o diálogo sobre igualdade racial, a defesa de direitos e também o combate à discriminação e intolerância de raça.
“A mobilização em torno de atividades sobre conscientização, especialmente acerca da igualdade racial, tem crescido muito em Barra Mansa. Isso não é observado apenas em novembro, com destaque pelo Dia da Consciência Negra, mas durante todo o ano. É nítido o fortalecimento de grupos já existentes, bem como o surgimento de novos grupos”, explica o presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo.
A vice-prefeita do município e integrante da Gerência de Promoção de Igualdade Racial, professora Fátima Lima, lembrou que a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o período entre 2015 e 2024 como a Década Internacional de Afrodescendentes. “Essa resolução reforça a participação plena e igualitária das pessoas afros em todos os aspectos da sociedade. Barra Mansa tem sido pioneira no desenvolvendo de políticas públicas de igualdade racial. Tudo isso graças ao apoio do prefeito Rodrigo Drable, e a parceria com setores da administração do município, como Educação, Saúde, Cultura e Desenvolvimento Econômico”, disse a vice-prefeita.
Tratar a exclusão social dos negros na estrutura da sociedade é o grande desafio apontado pelo gerente de Promoção de Igualdade Racial, Walmiro Fabiano Júnior. “O racismo ainda impera. Encontrar meios de superar as brutalizações causadas pela discriminação se torna um mecanismo de libertação”, destacou.
O Dia da Consciência Negra é comemorado em todo o Brasil em 20 de novembro. A data foi escolhida por ter sido a data da morte de Zumbi dos Palmares, último líder do maior quilombo do país, símbolo na luta contra escravidão. A data foi criada no intuito de dar visibilidade à luta dos negros contra o preconceito, busca pelos direitos e inclusão.
PROGRAMAÇÃO
14/11 – Afrosaberes convida Projeto Fuzuê
Horário: 8 horas
Local: Casa Paz e Bem, Rua B, 410 – Lto Aiuruoca/Vista Alegre
20/11 Reflexão – Roda de Conversa sobre Consciência Negra
Horário: 17 horas
Local: Estação das Artes
Coletivo Encrespar, OICN e Coletivo Fuzuê
Roda de Conversa, temas:
Representatividade Negra e Herança Cultural (Coletivo Encrespar)
Garantia de Direitos – O papel dos Conselhos de Igualdade Racial
Sofri racismo na escola. O que fazer?
Anemia Falciforme: uma doença que não atinge somente os negros.
Lançamento do livro do Escritor barra-mansense Gabriel Sanpêra
Exposição Fotográfica Bruna Barcelon – Afrotografia
23/11 – Afrosaberes – Cine Debate
Horário: 19 horas
Local: CEI
25/11 – Feira Afro
Horário: 10 horas
Local: Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco, Beira Rio, Centro.