Disque-Denúncia registra recorde em ocorrências em Angra dos Reis

0

ANGRA DOS REIS

No mês de janeiro de 2020, o Disque-Denúncia registrou o maior número de ocorrências do município de Angra dos Reis desde o início da parceria com a prefeitura (desde maio de 2018). Foram 172 registros (47% pelo APP e 53% pelo número 0300 253-1177).

Os assuntos mais denunciados foram tráfico de drogas, com 114 denúncias, ou seja, 66,28% das informações; seguido de crimes contra o meio ambiente, com 32 denúncias, representando 18,06% ; e por crimes contra a administração da Justiça e crimes contra a pessoa, com seis denúncias (3,49 % cada). Os bairros que tiveram mais cadastros de denúncias foram Frade, Bracuí, Centro, Monsuaba, Guaratucaia e Parque Mambucaba.

Segundo a equipe do Disque Denúncia ao A VOZ DA CIDADE, após a ocupação das forças de segurança do Estado do Rio de Janeiro no município de Angra, dia 10 de janeiro, o número de denúncias cresceu consideravelmente. “O Frade foi a comunidade mais denunciada. A população ajudou bastante informando localização e deslocamento de traficantes para outras comunidades do município”, informou.

TRÁFICO

Uma das ocorrências mencionadas pela equipe, referente a janeiro, foi o resultado de uma ação do Grupo de Ações Táticas (GAT) no bairro Gamboa do Belém. Os agentes do 33° Batalhão de Polícia Militar (BPM) capturaram um jovem com 168 trouxinhas de maconha. Em outro caso, na comunidade Santo Antônio, os militares foram checar denúncia de tráfico e foram recebidos a tiros: Foram apreendidos uma pistola Girsan 9mm;  uma carregador; oito munições intactas; três rádios Baofeng; duas granadas caseiras; 70 pedras de crack; 74 cápsulas de cocaína e dez tabletes de maconha.

IMPLANTAÇÃO E IMPORTÂNCIA

O convênio entre o Governo Municipal e o Instituto MovRio para a implantação do disque-denúncia, aconteceu em maio de 2018 e a denúncia pode ser feita, anonimamente, através do telefone 03002531177, com o custo de uma ligação local. O serviço não é gratuito para evitar trotes.
Outro canal de comunicação que a população pode utilizar é o aplicativo Disque-Denúncia, disponível para IOS e Android. Por é possível enviar fotos e vídeos relatando as atividades dos criminosos. O aplicativo poderá ser baixado no celular e deletado, quantas vezes for necessário, conforme a vontade do usuário. “A gente não pode ficar parado, se o poder público der um input a iniciativa privada vem junto, os moradores vêm juntos e as coisas vão se desenvolvendo”, disse o prefeito Fernando Jordão na ocasião.

A central do disque-denúncia funciona em uma sala, no Rio de Janeiro, dentro do prédio onde está localizada a Secretaria de Estado de Segurança. O serviço atende a várias outras cidades e funciona desde 1995, tendo até hoje milhões de denúncias cadastradas.

Deixe um Comentário