Em cinco anos Disque Denúncia em Angra contribuiu para mais de 200 prisões e na apreensão de mais de 34 mil cápsulas de cocaína

0

ANGRA DOS REIS

O Disque Denúncia é um importante programa do Instituto Mov Rio que contribui na redução da criminalidade, sendo um canal seguro da população auxiliar com informações que ajude no trabalho das forças de segurança. Implantado em Angra dos Reis em 2018 (4 de maio) em convênio com a prefeitura, em balanço feito pelo A VOZ DA CIDADE hoje, chama atenção que nestes mais de cinco anos foram registradas mais de 200 prisões e apreensão de mais de 34 mil cápsulas de cocaína. Foram 6.011 denúncias de 2018 até abril deste ano, sendo mais de 13 mil na Região Sul Fluminense.

Neste período, foram apreendidas 149 armas, sendo delas 68 pistolas, 25 granadas, 18 fuzis, 15 revólveres, 11 espingardas, duas submetralhadoras, entre outros. Foram ainda 302 munições de pequeno porte e 314 de grande porte.

Ainda segundo apurado pelo A VOZ DA CIDADE, foram apreendidos 20 veículos, sendo 18 carros e duas motocicletas. Foram 63 registros na 166ª Delegacia de Polícia (DP) e 207 pessoas presas em ações da Polícia Civil e do 33° Batalhão de Polícia Militar (BPM), sob resultado de informações passadas ao Disque Denúncia.

Sobre o número de drogas apreendidas, chama atenção ainda que neste período de instalação em Angra dos Reis, foram apreendidos 34.030 pinos de cocaína e 18.920 de maconha; mais de 1,8 mil pedras de crack, entre outros entorpecentes.

O A VOZ DA CIDADE conversou com o secretário de Segurança Pública de Angra dos Reis, subtenente da Polícia Militar Douglas Ferreira Barbosa. Ele afirmou que a implantação do Disque Denúncia em Angra, em convênio com a prefeitura, foi uma das melhores coisas que aconteceu na área da segurança na cidade. “É uma importante ferramenta que auxilia no trabalho da Polícia Militar e da Polícia Civil, que contribui de forma fundamental para o serviço de toda a força de segurança, ajudando a localizar os criminosos e atos ilícitos dos envolvidos com o tráfico de drogas”, pontuou. “Agradecemos a toda a população que contribui para esse importante serviço para a sociedade, visando o bem comum de todos os moradores e visitantes do nosso município. Peço que continuem denunciando, para que possamos tornar Angra dos Reis uma cidade cada vez mais segura”, completou o secretário.

MEIO AMBIENTE

As informações também ajudaram a identificar neste período quase 60 mil /m² de área degradada, sendo o meio ambiente o segundo assunto mais denunciado, depois do tráfico de drogas e associações.

MAIS DE 13 MIL DENÚNCIAS NA REGIÃO

Foram mais de seis mil denuncias em cinco anos somente em Angra dos Reis, que somados a Volta Redonda, Barra Mansa, Paraty, Resende, Quatis, Barra do Piraí, Valença, Três Rios, Itatiaia, Rio Claro, Piraí, Porto Real, Pinheiral e Rio das Flores, da um total de 13.447, desde 2018.

Em nota, o Disque Denúncia ressalta a importância do programa, com ajuda da população, e defende que inúmeros crimes foram evitados tirando esses criminosos e armas das ruas, dando como exemplo: informações de explosões a caixas eletrônicos que foram impedidas; localização de instalação de câmeras de monitoramentos implantadas por traficantes, que expulsam as operadoras de internet das comunidades, entre outras.

MÊS DE ABRIL DE 2023

No balanço mais recente de Angra dos Reis, no período compreendido entre 1° e 30 de abril de 2023, foram registradas 46 denúncias sobre crimes e irregularidades administrativas. O assunto mais denunciado foi tráfico de drogas, que teve 12 denúncias e os bairros com maior incidência de denúncias foram Parque Mambucaba, Bracuí, Frade e Jacuecanga.

Das 46 denúncias recebidas, 19 delas foram feitas pelo aplicativo Disque Denúncia e 27 pelo telefone. Desse total, três informações foram recebidas de forma imediata, ou seja, o fato estava ocorrendo e as denúncias foram encaminhadas naquele momento aos órgãos competentes.

DENUNCIE

A equipe solicita que a população continue contribuindo com o trabalho do Disque Denúncia, lembrando que o contato é seguro e pode ser feito de forma anônima. Central de atendimento: 0300-253-1177. Aplicativo: Disque Denúncia RJ.

Deixe um Comentário