Disque-abelhas de Magé doa enxame para apicultura iniciante

0
MAGÉ

Que tal ganhar uma caixa com um enxame de abelhas? Presente grego? Não para a descendente de japoneses Sayuri Hagino, de 26 anos, que recebeu a doação do serviço gratuito do Disque-Abelhas, da Secretaria de Agricultura de Magé. A transferência das abelhas para a caixa da apicultora, que está iniciando na atividade, foi realizada no sítio do também descendente de japoneses Toshio Saikusa, na localidade da Vala Preta, Distrito do Rio do Ouro, na manhã desta quarta-feira (16-06).

Sayuri agradeceu muito pela doação para começar sua nova atividade profissional. “É uma grande oportunidade que estou recebendo porque meu apiário está sendo montado, e a doação vai fazer parte da trajetória que vou começar na Agricultura”, disse a jovem que se mudou da cidade do Rio com os pais e o irmão para o sítio da família, em Conceição de Suruí (localizado também no distrito agrícola de Rio do Ouro), há um ano por conta da pandemia.

“Quando nos mudamos para cá, eu e minha família precisamos traçar novas atividades profissionais. E no meu caso, optei pela Apicultura porque gosto de trabalhar com as abelhas. Afinal, elas são essenciais para a natureza. Acredito que estar montando um apiário será um benefício para mim e para o meio ambiente também”, contou a ex-estudante de Fisioterapia.

Já Toshio Saikusa ficou duplamente satisfeito com o serviço da Prefeitura: pela retirada do enxame da sua plantação de palmitos e pelo destino das abelhas.

“Foi tudo muito bom. O atendimento do Disque-Abelhas me orientou e resolveu o problema na minha roça e agora achei muito interessante também a doação do enxame para minha vizinha Sayuri, que está iniciando a atividade de apicultora. Estou muito honrado com esta doação ter sido aqui na propriedade da minha família e espero que Sayuri prospere muito”, explicou o agricultor que, além de palmito, planta milho e aipim para comercialização.

Para o secretário municipal de Agricultura, André Castilho, o resultado satisfatório para ambos os beneficiados dá uma sensação de dever cumprido.

“Nossa maior preocupação é a continuidade da atividade agrícola pelos mais novos. Então, quando a gente vê uma jovem como a Sayuri iniciando como apicultora, isto nos enche de esperança. Afinal, Magé tem uma vocação enorme para a Agricultura e áreas de primeira qualidade para isso. Agradeço ao prefeito Renato Cozzolino a oportunidade de estar à frente da Pasta e ajudando a fazer história no nosso município”, declarou André Castilho.

SERVIÇO – O Disque-Abelhas, coordenado pelo apicultor Olívio Moreira, é exclusivo para a captura de abelhas com ferrão, em áreas rurais e urbanas. O serviço não atende pedidos em relação a vespas, marimbondos ou outros insetos. As marcações podem ser feitas através do telefone da Secretaria Municipal de Agricultura (2633-1397), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Fotos