RESENDE
O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) promove neste domingo, dia 19, um Ato de Solidariedade à população gaúcha na Feira Livre de Resende, na Avenida Rita Ferreira da Rocha, a Beira Rio, n bairro Jardim Jarlisco.
Os militantes estarão com a tradicional banquinha do PT em frente ao portão da Prefeitura Municipal, das 9h30min às 13 horas, para prestar solidariedade à população do Rio Grande do Sul, que vem sendo castigada pelo maior desastre ambiental da história do estado.
Na ocasião serão divulgados os contatos para doação aos movimentos sociais que estão fornecendo alimentos aos gaúchos e distribuídas bandeiras do Rio Grande do Sul aos resendenses. “Pretendemos conversar sobre a tragédia das enchentes no Sul, suas causas, responsáveis e medidas do governo Lula para amenizar o sofrimento do povo gaúcho e recuperar o estado”, esclareceu a dirigente petista, Ana Maria Sória, uma das organizadoras da atividade e nascida no Rio Grande do Sul.
SITUAÇÃO EM RESENDE
Os militantes também vão debater as mudanças climáticas e seus efeitos em Resende. “Será que a nossa cidade está preparada para esses eventos cada vez mais intensos e frequentes?”, indagou o advogado Valdo Gomes, pré-candidato à prefeito pelo Partido dos Trabalhadores.
“Já sentimos um aumento da temperatura média de Resende. As causas estão na falta de medidas concretas de redução das emissões de gases poluentes somadas à diminuição acentuada da arborização urbana e ocupação desordenada do solo urbano”, explicou Valdo. Ele ressaltou que Resende é cortada pelo Rio Paraíba do Sul. “Com o crescimento do volume das chuvas, precisamos repensar o seu planejamento urbano. Iniciativas recentes de asfaltamento de ruas do Centro histórico, por exemplo, diminuindo a capacidade de infiltração da água, vão no sentido contrário da prevenção de enchentes”, destacou o pré-candidato do PT.