Diretoria do Voltaço protocola pedido de Certificação de Clube Formador

0

VOLTA REDONDA

As categorias de base do Volta Redonda Futebol Clube vêm acumulando grandes resultados nos últimos anos e se tornando cada vez mais referência no cenário nacional com seus atletas e revelando alguns talentos que estão despontando pelo país e também no exterior. E a diretoria do Esquadrão de Aço  prepara mais um grande passo. O Voltaço protocolou o pedido de Certificação de Clube Formador, entregando um documento de quase 400 páginas, cumprindo todas as exigências imposta pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O presidente Flávio Horta destacou que o selo de Clube Formador é o principal reconhecimento no âmbito do futebol para o trabalho nas divisões de base e que menos de 5% dos clubes no Brasil possuem tal certificação. “É um compromisso que a nossa administração tem com o clube, que é buscar o certificado de Clube Formador para chancelar ainda mais o nosso trabalho nas categorias de base. Foi um trabalho silencioso, muito custoso, que comprometeu parte do orçamento do clube no ano, mas acreditamos que irá valer muito a pena lá na frente”, apostou o mandatário do Esquadrão de Aço.

O mandatário tricolor ressaltou ainda que, para cumprir todas as exigências do Clube Formador, foi preciso investir pesado para melhorar ainda mais a estrutura que atende os atletas das categorias de base. Dentre os investimentos estão reformas na sede e no alojamento dos atletas; compra de materiais e utensílios; avaliações médicas com os atletas de todas as divisões; contratações de uma assistente social e psicóloga; convênios com clínica odontológica; seguro de vida para os atletas; controle de vacinação; revisão de documentação para acompanhar de perto os garotos; contratos de formação com os atletas da base; entre outros. “Realmente foi um trabalho muito difícil e que teve o empenho de todos aqui no clube. Sabemos que com o Certificado de Clube Formador conseguiremos atingir outro patamar, além de mais segurança para continuarmos investindo na base, fazendo o Volta Redonda se concretizar como uma grande força no cenário do futebol nacional. Vamos agora solicitar a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) que nos ajude com a agilidade nos trâmites. Tenho convicção de que será uma das medidas administrativas mais importantes da história do clube, garantiu Flávio Horta

O Clube Formador

Criado em 2011, o Certificado de Clube Formador assegura direitos sobre a formação de atletas. Para conseguir o selo, o clube precisa atender a cinco requisitos básicos, descritos no documento, além de outros trazidos por resoluções posteriores.

São eles:

1 – Apresentar a relação de técnicos e preparadores físicos responsáveis;

2 – Comprovar participação em competição oficial;

3 – Apresentar o programa de treino, seus responsáveis e compatibilidade com a atividade escolar dos jovens jogadores;

4 – Garantir frequência escolar dos jovens jogadores;

5 – Garantir a saúde dos jovens jogadores (por meio da contratação dos seguintes profissionais: médico, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, e de ações como promover visitas frequentes dos ou aos familiares, oferecer três refeições diárias, manter os alojamentos limpos e locais de treinamento preparados para atendimento de urgência).

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !