Diretores de Barra Mansa participam de encontro que debateu inclusão

Por Carol Macedo
34 cidades diretores de barra mansa participam de encontro que debateu inclusão felipe vieira pmbm (7)

BARRA MANSA

A Secretaria da Pessoa com Deficiência (SMPD) de Barra Mansa promoveu, nesta terça-feira, 4, uma reunião com diretores da rede municipal de ensino e profissionais do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemae). O evento, realizado no auditório do Sest Senat, no bairro Barbará, teve como foco o aprimoramento das práticas de acolhimento e inclusão de alunos com deficiência.

A vice-prefeita e secretária da Pessoa com Deficiência, Luciana Alves, conduziu o encontro, que também contou com a participação da secretária de Educação, Fátima Lima, e do subsecretário da SMPD, Lucas Alves. A médica pediatra Dra. Érica Coelho foi a palestrante do evento.

Durante sua fala, Luciana Alves ressaltou a importância de garantir que os alunos com deficiência sejam acolhidos com respeito e sem preconceito. “Muitas vezes, as pessoas enxergam quem tem deficiência de maneira infantilizada, acreditando que precisam de auxílio para tudo. Mas isso não é verdade. Elas têm capacidades e podem desempenhar diversas funções, desde que tenham oportunidades”, afirmou.

Ela também compartilhou sua experiência pessoal com a filha, Esther Alves, que tem síndrome de Down, destacando como isso transformou sua visão sobre inclusão. “No início, tive dúvidas e incertezas, mas ao longo do tempo percebi que minha filha pode fazer muitas coisas. O respeito e o olhar de igualdade fazem toda a diferença. É assim que devemos acolher cada aluno nas escolas”, pontuou.

A secretária de Educação, Fátima Lima, destacou a relevância da iniciativa e parabenizou a equipe da SMPD. “Esse trabalho é essencial e emocionante, pois lida com o cotidiano das nossas escolas. Nosso prefeito Furlani sempre reforça que quem não gosta de gente não pode trabalhar com ele, e essa frase resume bem a importância de olharmos com humanidade para todos os alunos”, declarou.

O evento também contou com apresentações que evidenciaram talentos de pessoas com deficiência, como do pianista Pedro Lucas, que tem autismo e foi o primeiro músico com essa condição a ingressar na Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM), e Graziella Campos, que possui deficiência auditiva, e conquistou espaço no mercado de trabalho após concluir o curso de Logística no Sest Senat.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos