VOLTA REDONDA
O deputado estadual Munir Neto (PSD) realizou uma reunião com as equipes diretivas da rede estadual de Educação na região Sul Fluminense, na manhã desta quinta-feira, dia 27, no Clube Comercial. Mais de 80 diretores das cidades de Volta Redonda, Barra Mansa, Barra do Piraí, Piraí, Rio Claro e Pinheiral, participaram do evento, além de representantes da seccional regional da Secretaria de Estado de Educação.
O objetivo do encontro, de acordo com Munir, foi ouvir as demandas dos diretores gerais e adjuntos, além de apresentar um balanço das realizações do mandato na área da Educação. “Nosso objetivo maior foi dar voz aos diretores, ouvir as demandas deles e buscar ajudar no que for possível. Como presidente da Comissão da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa da Alerj, estou sempre ao lado da Educação, que é o maior instrumento de transformação de vidas que temos”, afirmou Munir.
O parlamentar apontou ainda que a reunião vai dar um embasamento no encaminhamento de ações do mandato na área da Educação. “É muito importante abrir esse diálogo, a Educação é um dos pilares do nosso mandato, e sem os profissionais, não existe Educação”, afirmou.
O encontro também contou com a presença do secretário da Juventude de Volta Redonda, Munir Filho, e o subsecretário da pasta. Serginho Loureiro, que falaram sobre o projeto Passaporte Universitário, um pré-vestibular social realizado pela secretaria, que atende alunos da rede estadual de ensino. O projeto também engloba o Passaporte Cultural, onde os alunos fizeram uma viagem ao Rio de Janeiro, onde conheceram a sede histórica da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), o Estádio do Maracanã e outros pontos turísticos da Cidade Maravilhosa. Ambos os projetos são realizados em parceria com o gabinete do deputado Munir.
Emendas impositivas
O parlamentar ainda explicou aos diretores os recursos que destinou às escolas estaduais da região, por meio das emendas impositivas. Desde 2023, início do mandato, cerca de R$ 1 milhão por ano foram distribuídos entre 40 escolas da região, trazendo melhorias para as instalações físicas dos colégios, principalmente relacionadas com a climatização, cobertura de quadras poliesportivas e reformas gerais.
Munir também falou sobre alguns projetos dele aprovados na Alerj e já sancionados pelo governador Cláudio Castro, como Cartão do Saber, que destina um valor para os alunos comprarem livros, de qualquer natureza, para fomentar o hábito da leitura. “As emendas impositivas beneficiam a parte estrutural das escolas, com reformas, implantação de laboratórios e bibliotecas. Nós temos atuado intensamente junto à secretária de Estado da Educação, a professora Roberta Barreto, para trazer melhorias para os colégios estaduais do Sul Fluminense. A secretária é uma grande parceira, e muito sensível às demandas que levamos até ela. Nós ouvimos alguns pedidos dos diretores e com certeza vamos levar para a professora Roberta, atuando para serem atendidos o mais brevemente possível”, esclareceu o deputado.