BARRA MANSA
Segundo o Diretor Executivo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM), Fanuel Fernando, o período de alteração de calor e frio em um mesmo dia vai fazer com que aumente a incidência de tubulações se rompendo. De acordo com ele, isso de dá por causa da dilatação, contração e a força da água. A última incidência aconteceu no domingo, dia 5, na Rua Presidente Getúlio Vargas, atrás da Câmara Municipal, no Centro, onde uma tubulação de água potável se rompeu. O serviço de manutenção está 90% concluído, faltando apenas fechar o buraco e refazer o asfalto.
De acordo com Fanuel, o trabalho de manutenção neste local foi demorado, uma vez que o tubo é grande e é necessário esperar alguns dias para tampar o buraco. “Não podemos fechar imediatamente porque precisamos observar por alguns dias como o novo material vai responder. Mas é provável que nesta quarta-feira, dia 8, o buraco já comece a ser fechado”, relatou.
Ele ainda explicou que a tendência é situações como essas se repetirem com a proximidade do inverno. “A tubulação já tem um desgaste comum, que é a vida útil dela. Com os dias de calor e noites frias, o tubo fica igual sanfona e começam a estourar. É um período no qual mais trabalhamos nessas manutenções”, explicou.
Fanuel ainda lembrou que a autarquia não está tendo arrecadações, mas continua zelando pelo serviço de qualidade. Ele ainda solicitou que as pessoas que têm condições que continuem pagando a taxa, para que o Saae não passe por dificuldades. “Sei que é um período difícil e muita gente não tem condições, mas aqueles que têm, peço que continuem pagando para que possamos manter a qualidade do serviço”, finalizou.