RESENDE
Com o objetivo de difundir o hábito da leitura em Resende, o prefeito Diogo Balieiro Diniz, sancionou, recentemente, a Lei Nº 4.169/2024, de autoria do vereador Wilson Nunes Duarte Júnior, o professor Wilson (PL) que institui o programa Biblioteca Itinerante no município.
O programa, que atinge as áreas urbana e rural da cidade, envolve atividades como: troca e empréstimo de livros, recebimento e doação de livros, leitura e narração de histórias, palestras, dinâmicas motivacionais, oficinas de reciclagem, teatro de fantoches, encontro de escritores e artistas em geral, apresentação de vídeos educativos e veiculação de jogos instrutivos.
Para viabilizar a biblioteca móvel, a norma determina o uso de veículos adaptados, priorizando aqueles já pertencentes ao acervo do município e que são destinados a programas governamentais.
Professor Wilson destacou a importância do programa para a inclusão social. “A pouca quantidade de bibliotecas públicas nas zonas próximas à população mais carente é um agravante para a baixa taxa de leitura dos brasileiros e contribui para agravar a desigualdade”, argumenta o parlamentar.
De acordo com a lei, as ações da biblioteca itinerante vão seguir um cronograma periódico de visitação aos bairros, que será amplamente divulgado nas comunidades beneficiadas. Além disso, as atividades devem ser realizadas preferencialmente aos fins de semana e feriados, de forma a atingir mais facilmente o público-alvo.
O vereador ressalta o papel da iniciativa para a democratização do acesso à informação. “A ideia é levar oportunidade aos excluídos, formando leitores, oferecendo atividades culturais relacionadas à literatura e estimulando o hábito da leitura”, aponta professor Wilson.
A biblioteca móvel, segundo a nova norma, deverá ser munida de livros infantis, juvenis e adultos já disponibilizados na Biblioteca Pública. Para a aquisição dos livros, equipamentos e demais materiais didáticos necessários à implementação do programa, são sugeridas doações e convênios público-privados e por intermédio do governo municipal.
TOTEM DE SEGURANÇA
O Plenário aprovou o pedido do vereador professor Wilson para a instalação de Totem de Segurança, em frente ao ponto de ônibus, localizado ao lado da Universidade Dom Bosco, no bairro Morada da Colina. “A proposta tem o objetivo de prevenir e inibir a criminalidade, esclarecendo crimes e tornando o local mais seguro, uma vez que os estudantes da universidade se encontram até tarde na espera de ônibus”, justificou o vereador.