RESENDE
A educação pública de Resende recebeu o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), alcançando 88 pontos. A conquista foi comemorada pelo prefeito Diogo Balieiro Diniz. O programa, idealizado pelo Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo garantir a alfabetização de todas as crianças brasileiras ao final do 2° ano do Ensino Fundamental.
De acordo com o edital do MEC, os municípios devem cumprir 20 critérios, desde a adesão aos programas do ministério até a formação dos profissionais, para disputarem os selos nas categorias ouro, prata e bronze. Resende teve sua inscrição validada, com evidências comprovando o cumprimento de todos os itens exigidos.
Entre os critérios seguidos e comprovados pela educação pública de Resende, estão a adesão à estratégia de distribuição de materiais didáticos; existência de programas dedicados a fomentar práticas pedagógicas e de gestão escolar, com foco na promoção de leitura literária na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental e porcentagem de escolas de ensino fundamental dos anos iniciais com espaços de incentivo à leitura em todas as salas de aula de 1° e 2° ano

Programa visa garantir a alfabetização de todas as crianças brasileiras a o final do 2º ano do Ensino Fundamental – Douglas Pacheco/PMR
Os critérios avaliados para a concessão do selo têm uma pontuação máxima de 100 pontos. As categorias são: Bronze: entre 45 e 64 pontos; Prata: entre 65 e 84 pontos e Ouro: entre 85 e 100 pontos (categoria em que Resende se destacou)
Segundo o prefeito, a conquista do Selo Ouro é resultado dos esforços realizados nos últimos oito anos para a melhoria da educação no município. “Esta conquista comprova que a educação pública de Resende tem alcançado importantes resultados, com ações e medidas que têm contribuído para a alfabetização das crianças. Estamos muito felizes com o reconhecimento do trabalho e esforço das equipes no processo de alfabetização”, afirmou Diogo.
Além disso, ele destacou os investimentos na educação nos últimos anos, como a revitalização, ampliação e construção de novas unidades de ensino, a ampliação do número de vagas em creches, e a distribuição de materiais pedagógicos e uniformes.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada realiza diversas ações em parceria com estados e municípios, visando garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do Ensino Fundamental e promovendo a recomposição das aprendizagens das crianças dos 3°, 4° e 5° anos, afetadas pela pandemia da Covid-19.
A cerimônia de entrega do Selo Ouro acontecerá em Brasília, em data a ser definida.