Diogo Balieiro entrega obra de revitalização da Escola Esther Politi em Resende

0

RESENDE

O prefeito Diogo Balieiro entregou na manhã desta sexta-feira, dia 2, as obras de reforma e revitalização da Escola Municipal Esther Politi, na Fazenda da Barra I. A intervenção transformou o espaço de aprendizado dos estudantes. O evento contou com uma apresentação teatral encenada pelos alunos do 5º ano, que, de forma lúdica, festejaram a transição do estado de deterioração para o novo ambiente. As crianças também emocionaram os presentes com uma homenagem aos professores e funcionários da unidade. “Mais uma revitalização. Não se trata apenas de recuperação física da estrutura do imóvel, mas sim da revitalização das nossas almas de educadores. Ela renova a vontade de fazer o melhor pela escola e pela educação. Ela reforça a vontade de aprender das crianças, além da confiança e respeito dos pais pela unidade escolar”, enfatiza Rosa Frech, secretária de Educação, que acompanhou o evento junto do prefeito e da presidente do Instituto de Educação de Resende, Alice Brandão, além de representantes do Poder Legislativo e comunidade local.

O programa Revitaliza Resende vem transformando áreas públicas abandonadas em novas paisagens, mobilizando voluntários e servidores para a realização destes serviços. Segundo o prefeito Diogo Balieiro Diniz, as melhorias no setor de educação eram urgentes em Resende, e não poderiam esperar por um cenário financeiro confortável. Para o chefe do Executivo, a vontade em realizar por parte da administração municipal supera as dificuldades econômicas encontradas pela atual gestão. “Não é simplesmente trocar a pintura, é deixar as escolas realmente novas, como as crianças merecem. Já é mais do que comprovado que uma escola bonita, adequada, confortável e bem cuidada é fundamental para a potencialização do aprendizado. O rendimento e aproveitamento escolar dessa forma são muito melhores”, reforçou o prefeito.

Os alunos ganharam uma unidade totalmente revitalizada

A revitalização de prédios públicos ocorre após o enxugamento da máquina pública, iniciado em 2017 pela atual gestão municipal. Contratos foram cortados e renegociados, imóveis alugados foram entregues, além da diminuição no número de cargos comissionados que possibilitou à administração redirecionar recursos. O objetivo da gestão é fechar o ano de 2018 com 50% das escolas municipais reformadas.

De acordo com a diretora da Escola Municipal Esther Politi, Maria Luiza dos Santos, entre as melhorias realizadas na unidade estão a retirada de umidade das paredes e a recuperação do emboço, revisão das partes elétrica e hidráulica, higienização do piso, limpeza das caixas d’água, recuperação dos ventiladores, substituição dos vidros das janelas que estavam quebrados e troca de todas as portas da unidade. Além disso, a escola também ganhou pintura externa e interna, com a aplicação de ilustrações infantis e frases educativas, sem contar as melhorias realizadas na quadra esportiva que ganhou nova pintura e alambrados. “Este prédio onde a escola funciona atualmente foi inaugurado há dez anos e neste período a Prefeitura não realizou nenhuma reforma em suas instalações, o que fez com que a escola ficasse em condições precárias por falta de manutenção. Agora, com as obras realizadas pela atual gestão, nossa escola ficou com por cento e tudo foi feito com excelência”, finalizou a diretora.

Deixe um Comentário