Diocese acata determinação do Papa e promove oração de paz pela Rússia e Ucrânia

Por Carol Macedo

VOLTA REDONDA

Aconteceu nesta sexta-feira, na Co-Catedral de Nossa Senhora das Graças, a Santa Missa da Solenidade da Anunciação do Senhor, conforme pedido do Papa Francisco para que bispos e sacerdotes do mundo inteiro fizessem no dia 25 de março a consagração da Rússia e da Ucrânia a Nossa Senhora. Trata-se de mais um apelo de paz invocado pelo papa, neste caso ligado ao segredo de Fátima. A celebração na cidade do Aço foi feita pelo bispo diocesano Dom Luiz Henrique. Ainda estiveram presentes o Bispo emérito, Dom João Maria Messi e alguns padres do clero diocesano.

Oração pela paz foi invocada pelo Papa Francisco – Foto: Divulgação

Segundo a Igreja Católica, na aparição de 13 de julho de 1917, em Fátima (Portugal), aos três pastorinhos, Nossa Senhora, havia pedido a consagração da Rússia a seu Imaculado Coração. Pela a segunda parte do segredo, se esse pedido não fosse atendido, a Rússia espalharia “seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja”. Fátima teria acrescentado que os “bons serão martirizados, o Santo Padre sofrerá muito, várias nações serão destruídas”.

Dom Luiz Henrique disse que é preciso buscar o caminho da paz entre todos os povos. “Sabemos que a paz no mundo só acontece quando procuramos cultivar relações de paz, de justiça, de fraternidade. Que esse momento especial de Consagração nos conscientize do nosso papel, nossa missão, para que a paz aconteça no mundo. Especialmente, as lideranças, os líderes das nações, que assumam com muito critério e sabedoria a missão de trabalhar por um mundo mais justo e fraterno”, disse.

A Celebração Penitencial e a Consagração presidida pelo o Papa Francisco, ocorreu às 13 horas (horário de Brasília) direto da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

MAIS SOBRE AS APARIÇÕES

Após as aparições em Fátima, os papas Pio XII, Paulo VI e João Paulo II celebraram a consagração em diferentes datas. Apenas Pio XII citou especificamente a Rússia em 1952, quando os cristãos estavam sendo forçados a viver em um regime ateu. A escolha do dia 25 de março para a celebração não foi casual. Em 1884, na Praça São Pedro, João Paulo II consagrou todos os povos ao coração de Maria. Menos de dois meses, um acidente numa base naval da Rússia destruiu dois terços dos mísseis da Frota do Norte da União Soviética, o que inabilitou parte das forças. Muitos devotos atribuíram isso a uma intervenção de Nossa Senhora, pois naquela época Moscou se preparava para atacar a Europa Ocidental por ter aceito a presença de um sistema de defesa americano.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos