Dicas do Sebrae para empreendedor aproveitar a volta dos clientes no Natal deste ano

0

SUL FLUMINENSE
A vontade de viver novamente experiências, somada à fadiga digital e ao sentimento de auto recompensa pelos danos trazidos pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), devem contribuir para a volta dos consumidores às ruas neste Natal. No entanto, depois de quase dois anos de restrições de circulação por causa da pandemia da Covid-19, o gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Ênio Pinto, analisa que o maior desafio para os empreendedores no atendimento presencial será atender às expectativas dos clientes que já estão mais acostumados com a fluidez e segurança do mundo digital.
Segundo destacou o especialista, hoje o comércio vive o chamado mundo phygital, que é a fusão do mundo físico e digital e os clientes cada vez mais vão exigir uma experiência positiva, tanto no seu canal de venda digital quanto no seu canal presencial. Explicou ainda que o atendimento presencial deve ser visto pelo empreendedor com um ponto de calor com o cliente, onde é possível criar um ambiente mais encantador para as compras do Natal, explorando todos os cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato.
EXPERIÊNCIA PARA ATRAIR CLIENTES
Ênio lembrou também que a experiência natalina, por si só, é relevante e favorável para atrair os clientes no presencial. “Então, é hora de aproveitar para caprichar na decoração, na organização da loja e no atendimento, sem esquecer dos protocolos de higiene, evitando aglomeração”, declarou Ênio Pinto.
Para ajudar os donos de pequenos negócios na preparação das vendas do Natal deste ano, o especialista do Sebrae destacou algumas dicas para os empreendedores. Disse que para aproveitar a volta dos clientes às ruas para as festas de fim de ano, o empreendedor deve transformar a loja física na embaixada da sua marca, tenha um time que seja mais do que vendedores, proporcione uma jornada fluida de compras para o seu cliente, ofereça produtos e serviços que também transmitam uma experiência positiva e integre os seus canais de venda presenciais e digitais.