AGULHAS NEGRAS
Os cuidados com a pressão arterial estarão em foco nesta quinta-feira, 26, durante o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Em todo o país haverá mobilização nos setores de atendimento em saúde pública com atividades de orientação e atendimento clínico da população. A hipertensão, popularmente chamada de pressão alta, acomete cerca de 25% da população adulta do Brasil, chegando a mais de 50% dos brasileiros na faixa etária acima dos 60 anos, segundo dados do Ministério da Saúde.
A hipertensão arterial é provocada pela elevação da pressão sanguínea, com o estreitamento dos vasos onde circula o sangue. É uma doença silenciosa e quando não é tratada pode gerar complicações no coração, cérebro e até nos rins. Informações da Sociedade Brasileira de Cardiologia apontam que a doença é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Os principais sintomas são dores no peito, dor de cabeça, tontura, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.
Segundo os cardiologistas, a prevenção e o tratamento da doença estão diretamente ligadas ao estilo de vida: alimentação balanceada, consumo reduzido de sal na comida, prática regular de atividades físicas, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Os pacientes crônicos utilizam medicação no tratamento.

Idosos apresentam quadro de hipertensão com o estreitamento dos vasos sanguíneos na circulação do sangue
Nos municípios da Região das Agulhas Negras o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial não terá programação específica, segundo as prefeituras. Em Porto Real não haverá programação especifica ao Dia de Combate a Hipertensão, porém o Programa Saúde na Escola (PSE), que dentre as ações desenvolvidas orienta sobre saúde, abordará o tema hipertensão com os alunos no CIEP 487 – Oswaldo Luiz Gomes, no Freitas Soares, nesta quinta e sexta-feira, dias 26 e 27, respectivamente. Em Resende, haverá ação contra a hipertensão na Unidade Básica de Saúde da Família da Cidade Alegria, situada na Rua das Violetas, nº 55 (perto da Caixa D’Água). Agentes vão aferir pressão e distribuir panfletos de orientação, a partir das 14h30min.
Em Quatis, a Secretaria Municipal de Saúde informou ao A VOZ DA CIDADE que as ações de prevenção contra a hipertensão arterial são realizadas de forma permanente, o ano todo, através do Programa Saúde da Família, cujas unidades médicas se localizam nos bairros Nossa Senhora do Rosário, Mirandópolis, Jardim Independência e Jardim Pollastri. “O trabalho de orientação aos pacientes acontece por meio de encontros com profissionais de saúde, nos próprios postos, e também durante as visitas domiciliares feitas pelos agentes comunitários, os quais são responsáveis por aferir a pressão dos pacientes em suas próprias residências, além de orientá-los quanto ao uso correto dos medicamentos, no caso dos pacientes que já tenham a doença diagnosticada. Essas ações preventivas são reforçadas mediante também a distribuição de folhetos informativos”, explica o governo.
ORIENTAÇÃO
O individuo diagnosticado como hipertenso deve manter cuidado com o sal. Comidas temperadas demais e produtos embutidos ou até mesmo industrializados, como alguns enlatados ou biscoitos, o teor de sal é elevado. A dieta indicada é com alimentos que tenham potássio, como a banana. O consumo de leite desnatado e seus derivados, assim como peixe e carne branca são fundamentais.

O Instituto Nacional de Cardiologia orienta a população sobre os hábitos para prevenir a hipertensão
A pergunta mais frequente entre os pacientes é como saber se está ou não hipertenso. Os valores da aferição realizada por um profissional devem ser analisados de forma individual, conforme a situação e perfil de cada cidadão. “A obesidade é um dos fatores fundamentais para o desenvolvimento de hipertensão arterial. É claro que há outros fatores, como hereditariedade, envelhecimento, sedentarismo, consumo excessivo de sal na alimentação, estresse e tabagismo, mas o peso tem papel decisivo no controle desta patologia”, destaca o cardiologista Ivan Cordovil, coordenador do serviço de Hipertensão do Instituto Nacional de Cardiologia. O médico explica que a pressão é considerada alta quando está acima de 140 por 90. A de 120 por 80 (12/8) é considerada ideal.
Atendimento na praça marca dia nacional
No Dia Nacional de Combate à Hipertensão, a Secretaria de Saúde de Volta Redonda promove um atendimento na Praça Sávio Gama, em frente à prefeitura, das 8 às 16 horas, nesta quinta-feira. Os setores de Doenças e Agravos não Transmissíveis e de Alimentação e Nutrição da secretaria, com apoio de estagiários de enfermagem e estética do Instituto Tecnológico de Capacitação (Itec), vão oferecer à população atendimentos como aferição de pressão arterial e cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC), além de dar dicas sobre quais hábitos do dia a dia podem evitar a hipertensão. Também participa do evento a equipe do Programa de Controle do Tabagismo, outro fator de risco.
A importância do diagnóstico da hipertensão foi mencionada pelo secretário de Saúde, Alfredo Peixoto. “Hoje, 55% da população de Volta Redonda, cerca de 150 mil pessoas, é SUS dependente, não têm plano de saúde. Deste total, mais de 30 mil pessoas estão em tratamento contra hipertensão. Com esse evento queremos identificar mais casos para que busquem acompanhamento médico”, afirmou.