Dia Mundial do Livro é celebrado na próxima semana

0

BARRA MANSA

No próximo dia 23, comemora-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, a data criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco) visa encorajar as pessoas, especialmente os jovens, a descobrirem os prazeres pela leitura e conhecerem a enorme contribuição dos autores através dos séculos.

A Unesco instituiu a comemoração no ano de 1995, em Paris, durante o XXVIII Congresso Geral. O dia 23 de Abril foi escolhido por ser a data da morte de três grandes escritores da história: William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de La Vega.

O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento das sociedades e para o crescimento intelectual do indivíduo. É ele que permite ao ser humano registrar fatos importantes da sua história e repassar tais fatos às sociedades posteriores, atuando como vetor do conhecimento.

Para a presidente do Grêmio Barra-mansense de Letras (Grebal) e professora de língua portuguesa, Natália Faria, todos sabem que os livros são fundamentais e possuem uma grande importância no desenvolvimento da sociedade e para o crescimento intelectual do indivíduo. “As obras literárias, sejam didáticas ou de ficção, também permitem que o ser humano registre fatos importantes, crie histórias e, assim, dão a oportunidade de repassar tudo isso às sociedades posteriores, atuando como portador de conhecimento e informação. Ajuda, também, na construção do senso crítico, cultura, melhora a escrita”, destaca, informando que o Grebal, possui biblioteca digital para atrair jovens. “Sempre que fazemos uma campanha de doação de livros muitos jovens estão presentes,muitos vem ao espaço para ler, estudar, além de acessar a biblioteca digital que é um atrativo. Em meio a tanta tecnologia, facilidade, o jovem precisa de estímulos para ter um livro em mãos, estímulos esses que podem ser feitos através de boas histórias, ilustrações, por isso, também é muito importante prestigiar os autores”, observa.

Livro abre portas para a liberdade criativa de cada novo autor que se lança no mercado editorial//Fábio Guimas

Além da enorme relevância de disseminar conhecimento de geração em geração, o livro abre portas para a liberdade criativa de cada novo autor que se lança no mercado editorial. A cada obra um universo completamente novo é apresentado ao leitor, sempre com novas histórias a serem descobertas. “A leitura apresenta um mundo novo ao individuo. Real e imaginário se encontram inseridos à leitura. Ao mesmo tempo em que a leitura nos informa, ela nos permite viajar com a imaginação por lugares fisicamente desconhecidos, e muitas vezes, fora do nosso alcance”, relata.
Além da importância de levar o conhecimento de geração a geração, o livro tem uma importância fundamental na disseminação do conhecimento em uma mesma geração. É o acesso a esse conhecimento que possibilita ao indivíduo o crescimento intelectual, emocional e esse conhecimento permite-lhe fazer comparações e associações às quais possibilitam o aprimoramento do conhecimento anterior. “A leitura agrega conhecimentos, é fonte de cultura, é a mola propulsora para o progresso. Daí a necessidade de incentivarmos o hábito da leitura em nossas crianças e jovens. Quem lê na juventude, certamente terá maturidade; o livro como companhia, amenizando as agruras da estrada. Nós leitores, temos o dever de valorizar os autores, estudando sobre eles e, sobre tudo, respeitando os direitos autorais”, conclui.

Além de homenagear várias obras literárias e seus autores, a data também busca conscientizar as pessoas sobre os prazeres da leitura//Divulgação

Outras Datas Comemorativas

27/02- Dia do Livro Didático

14/03-Dia do Vendedor de Livros

02/04- Dia Internacional do Livro Infantil

18/04- Dia Nacional do Livro Infantil

12/10-Dia Nacional da Leitura

29/10- Dia Nacional do Livro

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !