Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado no próximo domingo

0

SUL FLUMINENSE

No próximo domingo, dia 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A celebração foi instituída em 2004 quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) intitulou a data visando homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente.

Em Barra Mansa, de acordo com o coordenado do Hemonúcleo, Sérgio Murilo Conti, o estoque do local está baixo e precisando de doadores. Visando atrair doações, a partir do próximo dia 15 acontece o Arraiá do Sangue Bom’. Na ocasião, quem for doar, será presenteado com quitutes típicos de festa junina. “O arraiá é uma grande tradição do hemonúcleo justamente para atrair doadores durante os meses mais frios do ano, quando as doações já caem. Outro fator deste ano é a pandemia, não estamos conseguindo manter a média diária de 20 doações”, cita, informando que o arraiá segue até o dia três de julho. Além disso, o hemonúcleo funcionará normalmente nesta sexta-feira, dia 12, para as doações.

De acordo com ele, o sangue é fracionado e cada produto dele como as emacias, plaquetas, plasma e o crioprecipitado tem sua validade específica. “A maior demanda existente é o grupo O negativo. Portanto peço se esse for seu fator, que venha doar. É preciso se conscientizar de que apesar de toda uma pandemia, é preciso continuar com as doações, temos todas as medidas de higienização, não há filas ou aglomerações. Quem precisa da doação, não pode esperar”, destaca Murilo.

A doação de sangue pode ser feita de segunda à sexta-feira, de 7 às 11 horas. Porém, o Hemonúcleo de Barra Mansa funciona até às 14 horas. À tarde, a entidade que fica localizada na Rua Pinto Ribeiro, 65, Centro, anexo à Santa Casa, trabalha com a entrega dos resultados dos exames.
Quem ainda preferir agendar sua doação, basta entrar em contado com o telefone (24) 3323-1918.  Referencia em  hemoterapia na região, a unidade atende as demandas dos hospitais próximos ao município, além das cidades de Valença e Rio das Flores.

Em Volta Redonda, a coordenadora do banco de Sangue unidade, Rosimere Herdy Guedes Cardoso, destaca que a conscientização da população sobre a importância da doação é o melhor caminho para se atrair novos doadores. “A melhor solução é continuar na divulgação de que não existe um substituto para o sangue e os pacientes continuam necessitando das transfusões. A doação de sangue é um gesto humanitário de solidariedade, cidadania e amor ao próximo. Desta forma, é essencial manter um estoque nos bancos para atender a demanda recorrente e isso só é possível através de doações regulares. Uma única doação de sangue dura poucos minutos e é suficiente para salvar vida”, destaca.

Nesta sexta-feira, será realizado um lanche especial para os doadores. No sábado, dia 20, o Banco de Sangue abrirá das 7 às 12 horas. O agendamento está sendo realizado e pode ser realizado através do telefone 3342-2994, de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas. O estoque teve uma redução de 60% nos hemocomponentes, principalmente os grupos: O+, O- e A+.  O Banco de sangue atende, além de Volta Redonda, as cidades de Piraí e Pinheiral.

Já em Resende a coordenadora do Hemonúcleo, Maria Fernanda Aguiar, destaca que uma das formas de se atrair doadores é divulgando as necessidades e também divulgando as medidas preventivas em relação ao risco de contágio da Covid durante a doação, como por exemplo, o agendamento dos doadores de sangue, além da captação normal realizada no nosso arquivo de doadores. “O estoque está abaixo do desejável. Sempre com a queda da temperatura as doações também caem. Para ajudar realizamos a captação no nosso arquivo de doadores e divulgação do estoque em redes sociais. Quem quiser, pode agendar a doação através do telefone (24) 3381-4834”, destaca a coordenadora. O hemonúcleo atende as cidades de Resende, Itatiaia, Quatis e Porto Real.

Para ela o ato pode salvar vidas. “Devemos lembrar e cultivar a doação de sangue, pois é um insumo que não podemos comprar. Então as vidas dos pacientes dependem da boa ação dos doadores. Lembrando que as bolsas geralmente têm validade de 35 dias, então precisamos de doações constantes para manter um estoque viável para atender nossos pacientes”, destaca.

PARA DOAR

Os doadores devem estar alimentadas, ter entre 16 e 59 anos e pesar acima de 50 kg. É necessário apresentar documento oficial com foto no ato da doação. Além disso, os voluntários devem ter dormido pelo menos seis horas antes da coleta. Exercício físico e álcool são proibidos nas 12 horas anteriores.

Fumantes devem evitar o cigarro até duas horas antes da doação. É recomendável ainda que o voluntário não tenha feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva no período de 12 meses.

Deixe um Comentário