BARRA MANSA
O Dia Mundial da África será comemorado na próxima quinta-feira (25 de maio) e, por conta disso, a Escola Estadual Municipalizada Bairro Cajueiros, no bairro Cajueiro, promoveu neste sábado, dia 20, uma programação especial em alusão à data. As atividades foram realizadas dentro da Feira Literária da Escola Cajueiros (FLIC), envolvendo alunos do pré-escolar ao 5º ano do ensino fundamental.
Com foco na rica cultura africana, os estudantes puderam participar de atividades envolvendo desenho, leitura, vestimenta, maquiagem e penteado.
A diretora da escola, Raquel Couto de Paula Gama, informou que esta já é a 14ª edição da FLIC e que o evento é sempre feito a partir de algum projeto que a Sala de Leitura de Barra Mansa esteja desenvolvendo. “Este ano o tema é ‘Ver a África: ver o Brasil’, valorizando a origem africana que tanto engrandece a nossa cultura. Nossa escola é uma escola leitora, que investe muito na sala de leitura, que estimula esse hábito nas crianças e ainda conta com a participação da comunidade. Temos uma equipe excelente de professores no Cajueiro, que abraça as ideias e faz as coisas acontecerem”, disse Raquel.
A vice-prefeita, Fátima Lima, destacou mais uma vez o trabalho realizado pela escola em parceria com os moradores da localidade. “As ações desenvolvidas impactam não somente a vida das crianças, mas também suas famílias. Com a temática da África foram abordados aspectos culturais do continente que afetam diretamente o nosso cotidiano. O mais impressionante é perceber a alegria dos alunos em contato com os saberes africanos, mostrando que somos descendentes de um povo maravilhoso e inteligente”, declarou Fátima.
Significado da data
Desde 1972 o Dia da África (inicialmente nomeado Dia da Libertação de África) é celebrado no dia 25 de maio. Foi neste dia, em 1963, que os líderes dos estados africanos descolonizados, reunidos em Addis Abeba, na Etiópia, criaram a Organização de Unidade Africana (OUA). A OUA centrou a sua ação na promoção da descolonização do resto do continente e no apoio à resolução de conflitos regionais subsequentes. Em 2002, a OUA foi substituída pela União Africana, mas a celebração da data manteve-se.
O dia 25 de maio é comemorado em todo o mundo e em especial nos países da África e nas comunidades africanas e de afrodescendentes espalhadas por outros continentes, marcando a luta por um continente mais unido, justo e desenvolvido.