Dia internacional pela Eliminação da Violência contra a mulher é celebrado com diversas atividades

0

VOLTA REDONDA

Amanhã é celebrado o Dia internacional pela Eliminação da Violência contra a mulher. Em alusão a data acontece hoje uma vigília cultural, debaixo da Biblioteca Municipal a partir das 17 horas, com entrada franca. Haverá teatro, música, dança e apresentação de poesias.

Está é uma  Campanha de 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres organizada pela Associação de Mulheres Beth Lobo, Pastoral do Acolhimento a Mulher,  Pastoral Afro,  Pastoral da Educação,  Movimento de Conscientização Negra, Sindicato dos Engenheiros VR, Fórum Regional de Enfrentamento a Violência Contra as Mulheres SF, Grupo Mulheres do Brasil-Núcleo VR,

De acordo com a Diretora da Associação de Mulheres Beth Lobo e da Comissão Especial de Segurança da Mulher do Estado do Rio de Janeiro, Conceição Santos, o evento conta com a participação de poetisas de Volta Redonda,  oficina de percussão Toque de Dandara Com Vida, apresentação musical com a cantora Stela. “Esta é uma mobilização anual e acontece simultaneamente em 162 países. No brasil a campanha começa em 20 de novembro e segue até o dia 10 de dezembro dia internacional dos direitos humanos. Em Volta Redonda sempre celebramos com várias atividades nas comunidades e bairros, sendo que algumas são realizadas de forma central para acolher o maior número de pessoas”, analisa.

De acordo com ela a motivação da campanha são os índices de violência que se apresentado altos a algum tempo. “O Brasil é o 5º país que mais mata no mundo, sendo as mulheres negras a sua maioria.  Uma mulher é morta a cada sete horas, uma mulher é agredida a cada dois segundos, são 180 estupros por dia, destes, mais da metade acontecem contra meninas de até 13 anos de idade”, aponta Conceição.

Os dados são do Dossiê Mulher, do Rio de Janeiro, que ainda informa em sua 16ª edição, que 98 mil mulheres foram vítimas de violência familiar e doméstica no estado.

MAIS DATAS

29 de novembro- Comemoração ao dia da Consciência Negra- 19 horas- Estação da cidadania, Vila Rica.

4 de dezembro- Caminhada às 9 horas na Biblioteca Municipal, pelo fim da violência contra Mulheres e Meninas

6 de dezembro-Atividade em comemoração de homens contra o fim da violência contra mulheres- 16 horas- concentração na praça Juarez Antunes, com entrega do laço branco e ingresso para a entrada na campanha pelo fim da violência- 18 horas- Terço dos homens rezado pelo fim da violência- Praça Brasil

10 dezembro- Ato ecumênico inter-religioso-10 horas na Biblioteca municipal.

 

Deixe um Comentário