Dia Internacional da Animação traz sessões gratuitas

0

Neste ano o Dia Internacional da Animação (DIA) em Volta Redonda acontece no sábado, 27 no teatro Gacemss 2 devido ao segundo turno das eleições. O dia que é celebrado internacionalmente no dia 28 de outubro todos os anos, consiste em uma mostra gratuita de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais.

Em 2018 as sessões da mostra nacional e internacional começam às 19 horas, e são apresentadas uma após a outra, com duração de 55 minutos cada e tem classificação para maiores de 12 anos. A mostra infantil está sendo disponibilizada, também gratuitamente para ser exibida nas escolas que desejarem participar.

O evento acontece em Volta Redonda desde 2007 e é realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) desde 2004 como o maior evento de exibição simultânea do país. Em Volta Redonda algumas edições anteriores realizaram oficinas e mostras especiais, uma sessão especial para deficientes auditivos e visuais.

O produtor audiovisual, associado da ABCA e coordenador do Dia Internacional da Animação em Volta Redonda, André Cruz, fala da importância do evento além do âmbito cultural para a cidade e região “Sou apaixonado por animação e venho fomentando a arte desde 1989, vejo o evento como uma oportunidade para a região conhecer mais o mercado de animação, além de ser uma possibilidade de reunir pessoas com o mesmo interesse e possibilitar a discussão sobre as oportunidades do mercado, da economia criativa, onde a animação está presente” ressaltou André.

Neste ano, um dos destaques é o curta Torre, dirigido por Nádia Mangolini e premiado no Festival de Cinema de Gramado com os Kikitos de ‘Melhor filme do público’, ‘Melhor filme pela crítica’ e ‘Melhor direção de arte’ pelo júri oficial.

O dia será comemorado em centenas de cidades de todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. A comemoração também acontece em dezenas de países, tais como, EUA, França, Portugal Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros, celebrando a data em que ocorreu a primeira exibição de imagens animadas no mundo, dia 28 de outubro de 1892 em Paris. Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme PauvrePierrot. Em 2002, a Associação Internacional de Filme de Animação (ASIFA), lançou o Dia Internacional da Animação, contando com diferentes grupos em mais de 30 países. No Brasil, a data passou a ser comemorada pela ABCA inicialmente como Dia do Animador. Mais informações podem ser encontradas no site www.diadanimacao.com.br.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !