Dia do Médico é comemorado hoje e profissional fala sobre data

0

SUL FLUMINENSE
Hoje, dia 18, é comemorado o Dia do Médico. E para marcar a data, o A VOZ DA CIDADE entrevistou um médico, presidente da maior operadora de planos de saúde da região – Unimed, Dr. Luiz Paulo Tostes Coimbra.
Muitos enxergam na medicina como a profissão dos sonhos. Porém, acima de tudo, para Luiz Paulo, o que leva a pessoa a escolher a Faculdade de Medicina é a vocação. “E quando existe isso, tem um propósito claro. A grande totalidade dos médicos é de pessoas que atendem uma vocação muito especial, tem como princípio cuidar das pessoas”, declarou.
Mesmo que na região existam apenas faculdades particulares de medicina, que são caras, Dr. Luiz Paulo Tostes lembrou que uma série de mecanismos para financiamento e cotas nas universidades estão disponíveis, além do número maior de vagas, comparado ao que antes era oferecido. Mesmo sendo difícil arcar com pagamento, para o médico, o sonho e a vontade de seguir na profissão, fazem as pessoas moverem montanhas para se formarem. “Pessoas que têm vocação e propósito conseguem vencer muitas barreiras”, completou.
Dr. Luiz Paulo Tostes Coimbra se formou em 1979, fez clínica médica e pneumologia. Atendeu em consultório, hospitais públicos, deu aula em faculdade. “Sempre gostei muito de atender e dar aula, mas a circunstâncias acabaram me levando para a área administrativa, outro caminho que também foi muito orientado e sustentado por minha formação como médico, o que foi fundamental para que eu pudesse modestamente ser um bom gestor”, lembrou, completando que é presidente da Unimed Volta Redonda desde 2002.
Na região, segundo o presidente, a Unimed é a maior operadora de plano de saúde. Atualmente conta com 465 médicos cooperados apenas em Volta Redonda. Luiz Paulo destacou que 60% da população que tem plano de saúde na cidade é da Unimed, totalizando 60 mil clientes.
“Tem um ditado que diz que ser médico é uma paixão sem remédio. Que neste dia e em todos os outros continuemos sem remédio para nossa profissão. Desejo a todos os médicos um feliz dia”, disse.
SOBRE O DIA DO MÉDICO
O dia 18 de outubro foi escolhido como o Dia do Médico, em referência ao Dia de São Lucas, o padroeiro da Medicina. Ele teria estudado medicina, além de ser pintor, músico e historiador. A tradição de ter São Lucas como o patrono dos médicos se iniciou por volta do século XV.
O médico é o profissional responsável por descobrir as enfermidades que atingem determinado paciente, fornecendo suporte e indicações adequadas para que haja a cura. É ele também o responsável por indicar formas de prevenir doenças e orientar o indivíduo para que esse possa ter uma vida mais saudável. A medicina, sem dúvidas, é uma das áreas do conhecimento que exigem maior comprometimento e responsabilidade por parte do profissional. É fundamental sempre para o profissional um investimento constante em aperfeiçoamento, ficando sempre informado a respeito das novas descobertas científicas, conhecendo novos tratamentos e exames, além de estar atento às novas doenças que surgem a todo tempo.
Atualmente existem 54 especialidades médicas que o profissional pode escolher. São elas: Alergia e Imunologia, Anestesiologia, Angiologia, Cancerologia (oncologia), Cardiologia, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia da Mão, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Toráxica, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Coloproctologia, Dermatologia, Endocrinologia e Metabologia, Endoscopia, Gastroenterologia, Genética Médica, Geriatria, Ginecologia e obstetrícia, Hematologia e Hemoterapia, Homeopatia, Infectologia, Mastologia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina do Trabalho, Medicina do Tráfego, Medicina Esportiva, Medicina Física e Reabilitação, Medicina Intensiva, Medicina Legal e Perícia Médica, Medicina Nuclear, Medicina Preventiva e Social, Nefrologia, Neurocirurgia, Neurologia, Nutrologia, Obstetrícia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Patologia, Patologia Clínica, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Radiologia, Radioterapia, Reumatologia, Urologia. Acupuntura é um ramo da medicina tradicional chinesa e um método de tratamento chamado complementar segundo nova terminologia da Organização Mundial da Saúde.

Deixe um Comentário