Dia do Comerciário terá lojas abertas nas cidades da região no dia 19

0

SUL FLUMINENSE

O Dia do Comerciário é celebrado anualmente com a meta de celebrar a categoria que movimenta o setor mais ativo da economia. Com calendário definido pelas entidades em cada município ou região conforme regras aprovadas pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) discutida e com o aval dos sindicatos patronal e dos empregados do setor.

No estado do Rio de Janeiro o Dia do Comerciário é celebrado com folga para os trabalhadores do setor, na terceira segunda-feira do mês de outubro. Em 2020 a data ocorre na próxima segunda-feira, dia 19. Porém, nas principais cidades da região o comércio estará funcionando em expediente normal. Isso porque o sindicato patronal e o dos empregados do comércio de fizeram mudanças na Convenção Coletiva de Trabalho.

Em Volta Redonda, por exemplo, o comércio vai abrir na próxima segunda-feira, pois seguindo a 22ª cláusula da CCT 2020-2021 assinada entre o Sindicato do Comércio de Volta Redonda (Sicomércio-VR) e o Sindicato dos Empregados do Comércio (SEC-VR) o Dia do Comerciário, que seria comemorado neste mês foi antecipado para a terceira semana de agosto. “A folga concedida aos trabalhadores do setor foi antecipada em agosto. Eu aprovo porque temos que manter nessa reta de fim de ano a menor incidência possível de paralisações. Neste mês já tivemos o Dia das Crianças e da Padroeira, dia 12, numa segunda-feira. Em novembro o Dia de Finados e o Dia da Consciência Negra também incidirão em dias úteis”, observa o empresário Carlos Amâncio, citando os dias 2 e 20 de novembro, que cairão numa segunda e sexta-feira, respectivamente. Ainda em novembro, o dia 15, data da Proclamação da República, será em um domingo.

Em Barra Mansa o comércio manterá seu expediente normal no dia 19. O Sindicato do Comércio Varejista ressalta que com o patrocínio do Sicoob Credirochas, realiza uma campanha para aquecer as vendas do comércio da cidade nesta data. “A diretoria do sindicato aproveita para parabenizar todos os comerciantes que lutam pelo fortalecimento e crescimento do comércio da nossa cidade, ainda mais num ano com tantas dificuldades por conta da pandemia do novo coronavírus. Obrigado por fazerem a diferença!”, disse em mensagem à categoria. No caso de Barra Mansa, não houve antecipação e nem haverá como a categoria reivindicar a folga neste mês. Isso porque não há CCT vigente. “Em Barra Mansa não tem convenção coletiva vigente e ainda que tivesse, normalmente a data é comemorada no dia do aniversário do(a) empregado(a)”, informa o Sicomércio-BM.

Já na cidade de Resende, o Sindicato do Comércio Varejista de Resende e Itatiaia (Sicomércio Itatiaia Resende) definiu junto com o Sindicato dos Empregados do Comércio de Resende e Itatiaia que o Dia do Comerciário é celebrado pela categoria com a folga na data do aniversário do funcionário. A norma consta na cláusula 11ª da CCT 2020-2022. A orientação é que se o Dia do Comerciário ocorrer num feriado, domingo, folga normal ou férias, o trabalhador poderá comemorar em outro dia da semana ou no mês seguinte para os empregados que fizerem aniversário no mês de férias.

 

error: Conteúdo protegido !