ANGRA DOS REIS
Para uma classe muito especial de artistas de Angra dos Reis, o Dia do Artesão, comemorado em 19 de março, ofereceu diversos motivos para festejar. A 15ª edição do Rio Artes Manuais, que começou no dia 15 deste mês e terminou no último domingo, 19, contou com um estande do município, adquirido pela Secretaria de Cultura e Patrimônio. Além disso, a Prefeitura também viabilizou transporte para os participantes e artesãos da cidade e entradas, patrocinando quase 100% a participação desses profissionais na maior feira de artesanato do estado.
– Queremos que o artesanato de Angra dos Reis se torne uma marca da cidade e o nosso estande tem tudo a ver com este propósito e com o tema desta edição da Rio Artes Manuais, que é “Faço Arte, Faço Parte”. Nosso espaço estava lindo, diferenciado dos demais e a cara de Angra. O investimento feito neste evento, foi uma forma de incentivar o artesão e mostrar que o artesanato está em alta e pode ser uma atração turística também da nossa região, — ressalta o secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara.
No domingo, a Secretaria de Cultura disponibilizou um ônibus para levar artesãos da cidade ao evento, que além da exposição, contou com diversas oficinas e palestras relacionadas ao tema. Quarente artesãos de Angra foram selecionados para expor no estande da cidade, por meio de um chamamento público, que é uma nova modalidade implantada pela atual gestão que veio democratizar o sistema, dando a oportunidade a todos de participarem e também concorrerem às ações de fomento à cultura e utilização dos espaços culturais no município.
A 15ª edição do Rio Artes Manuais aconteceu no Centro de Convenções Exomag, na Cidade Nova, no Rio de Janeiro.