Dia de D de prevenção à saúde em VR visou aplicação de vacina tríplice viral e ações do Outubro Rosa

0

VOLTA REDONDA

As cidades da região fizeram hoje, sábado, 19, o Dia D contra o Sarampo. Em Volta Redonda a ação foi além. Todas as 46 unidades de atenção básica ficaram abertas das 8 às 17 horas para o Dia D de prevenção à saúde. O atendimento foi para a intensificação da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e atualização do Cartão Vacinal das crianças de seis meses a menores de cinco anos, além de ações do Outubro Rosa. As unidades ofereceram coleta de preventivos dentro da faixa etária de 25 a 64 anos, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, e, ainda, exame das mamas e solicitação de mamografia para mulheres acima de 50 anos. A estimativa foi vacinar cinco mil crianças no sábado na cidade do Aço.

A campanha contra o sarampo é uma estratégia do país para ampliar a imunização e interromper a circulação do vírus. A primeira fase da intensificação, voltada para crianças de seis meses a menores de cinco anos, vai até o dia 25 de outubro. E a segunda etapa vai de 18 a 30 de novembro, sendo o Dia D em 30 de novembro (sábado). Desta vez, a vacina estará disponível para o adulto jovem, na faixa etária de 20 a 29 anos.

A orientação é que o público alvo seja vacinado. “Para garantir a vacinação, é necessário que os pais apresentem o cartão vacinal e o cartão SUS da criança”, alertou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Milene Paula de Souza. Daniele Aparecida de Souza levou a pequena Rayssa de Souza, de um ano, para se vacinar no bairro Jardim Paraíba. “É muito importante imunizar as crianças desde cedo. Eu aproveitei o dia e trouxe a Rayssa para colocar o cartão vacinal dela em dia”, contou.

O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, lembrou que, apesar de Volta Redonda não ter registro de casos de sarampo, é importante vacinar as crianças. “Somente ampliando a imunização vamos fazer frente à reintrodução do sarampo na nossa região”, afirmou.

OUTUBRO ROSA

Além da oferta de exames nas unidades da Atenção Básica, o sábado, dia 19, também foi de prevenção na Policlínica da Mulher, no Aterrado. As mulheres na faixa etária alvo da campanha, com agendamento prévio, também fizeram coleta de preventivo e exame das mamas e receberam solicitação para mamografia. Além disso, as mulheres contaram com dicas de nutricionista, maquiagem e design de sobrancelhas.

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !