BRASÍLIA
O tradicional desfile de celebração do Dia da Independência do Brasil, em Brasília, não será realizado em 2020 devido às medidas de orientação contra a aglomeração e prevenção contra a disseminação do coronavírus. Medida que será seguida como orientação aos militares de todo o país pelo Ministério da Defesa.
Em substituição ao tradicional desfile na Esplanada dos Ministérios, neste dia 7 de setembro que celebra o 198º aniversário da Proclamação da Independência, o presidente Jair Bolsonaro participará de uma cerimônia restrita no Palácio do Planalto.
A cerimônia teve autoridades convidadas como os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli. Ao menos a assessoria do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, adiantou que ele não participará da solenidade, pois está no Rio de Janeiro, desde sexta-feira, dia 4.
HASTEAMENTO
Na cerimônia desta manhã, às 10 horas, haverá o hasteamento da Bandeira Nacional, seguida de uma breve apresentação da Esquadrilha da Fumaça.
Ainda nesta segunda-feira, às 20 horas, o presidente Jair Bolsonaro realizará o pronunciamento oficial na cadeia de rádio e TV. Em sua rede social, Bolsonaro disse ter gravado a mensagem no domingo, dia 6.