Dia da Consciência Negra será lembrado em Volta Redonda na ‘Semana Povo Preto’

0

O Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, será comemorado, este ano em Volta Redonda, com várias atividades na ‘Semana do Povo Preto’. Trata-se de um evento com ampla programação organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e o Coletivo Kekerê, de estudo da cultura afro brasileira dos jovens do Centro Espírita Nossa Senhora da Guia. As ações serão realizadas entre a próxima quarta-feira, 15, ao dia 20, no Memorial Zumbi dos Palmares, no bairro Vila Santa Cecília.

De acordo com o coordenador do Memorial Zumbi de Volta Redonda, Sid Soares, todos os dias, a partir das 15 horas, haverá ocupação de grupos de cultura afro do município, além de apresentações artísticas. Disse que, a expectativa é que o evento atraia um público de 3.500 pessoas nos cinco dias. Informou ainda que, é a primeira vez que o Memorial Zumbi realiza um evento nesse porte específico ao público afro e que engloba ainda o 2º Festival de Curimba do Sul Fluminense. “É um encontro de casas de religião de matriz afro brasileira, mostrando a produção cultural dos terreiros”, informou, lembrando que, nessa segunda edição recebe terreiros de São João de Meriti, Rio das Flores, Vassouras, Barra do Piraí, Pinheiral, Araruama, Belford Roxo e Volta Redonda.

Ainda de acordo com Sid, o evento contará com a presença da Defensora dos Direitos das Mulheres Negras da ONU Brasil, atriz Kênia Maria, o Monólogo Musical ‘O Cheiro da Feijoada’ com a atriz Iléa Ferraz,

Áurea Martins cantando sucessos de Elizeth Cardoso com o violonista Flávio Porto e da Banda Ratel. Sid informou que, há mais de 20 anos atua em trabalhos com a cultura afro, em seu terreiro.

Deixe um Comentário