RESENDE
O Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil – Sufrágio Feminino, celebrado nesta quarta-feira, dia 24, será lembrado pela prefeitura que promoverá uma reunião no canal oficial do YouTube, marcada para começar às 18h30min. O encontro on-line é organizado pela Coordenadoria da Mulher, ligada à Diretoria de Direitos Humanos, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do municipio. A reunião ainda conta com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) de Resende e da Câmara Municipal.
A reunião será realizada no Plenário do Legislativo, com transmissão para a população pelo canal oficial do YouTube (link de acesso: https://youtube.com/c/PrefeituraResendeOficial). A palestrante convidada é a coordenadora da Formação Mulheres Mais Fortes na Política, do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), Ângela Fontes. Ela também exerce a função de conselheira representando o Ibam no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio de Janeiro (Cedim-RJ).
Segundo a responsável pela Coordenadoria da Mulher, Sheila Cristina Guilherme Freire, a data comemorativa é um marco do Código Eleitoral brasileiro, que passou a assegurar o voto feminino no ano de 1932. “A data comemorativa foi instituída no Calendário Oficial do Governo Federal no dia 24 de fevereiro, conforme a Lei nº 13.086, de 8 de janeiro de 2015. Vale lembrar que o movimento pelo sufrágio (direito de votar) às mulheres foi um movimento social, político e econômico de reforma”, informa Sheila Cristina salientando que o objetivo do encontro é celebrar a data é dar mais espaço as mulheres na política. “A reunião visa o fortalecimento da presença das mulheres em espaços de decisão e poder, além de fomentar a participação feminina no cenário político-partidário”, completa.
No Plenário da Câmara, haverá a presença da palestrante e de mulheres que representam a política de diversos partidos no município, seguindo as medidas de segurança sanitária contra a Covid-19 (novo coronavírus). “Toda a população está convidada a acompanhar a palestra pelo canal oficial da Prefeitura no YouTube”, convida a coordenadora.