Dia da Cachaça: Secretaria de Agricultura oferece incentivos para agroindústrias de derivados de cana

Cachaça fluminense está entre os melhores destilados do mundo

Por Franciele Aleixo
dia da cachaça (3)

SUL FLUMINENSE/COSTA VERDE

Nesta sexta-feira, dia 13, é celebrado o Dia da Cachaça. A bebida figura entre os melhores destilados do mundo, sendo reconhecida por sua qualidade e inúmeras premiações, exerce papel importante na economia e sua produção no estado recebe recursos para incentivo da produção.

A Secretaria de Estado de Agricultura através do Programa Prosperar, promove o fortalecimento das agroindústrias de base familiar. Atua no desenvolvimento do interior, gerando novas oportunidades de trabalho, através da capacitação, legalização e profissionalização de agroindústrias familiares.

De acordo com o Deodalto Ferreira, secretário de Agricultura, este é um Programa de fomento agropecuário oferece ao produtor rural financiamentos de até R$ 100 mil para investimentos, com juros de 2% ao ano e cinco anos para pagar. “Os destilados fluminenses, são reconhecidos por sua inegável qualidade. O produtor pode contar com a Emater-Rio, nossa vinculada que tem papel fundamental na assistência técnica, além de oferecer a orientação nas etapas de produção. Auxilia produtores que queiram legalizar sua empresa junto aos órgãos fiscalizadores para garantir a comercialização de seus produtos”, ressalta.

Desde de 2020 até o momento, o Programa Prosperar ofereceu 26 contratos, gerando cerca de R$ 1.2 milhão em empréstimos.

Paraty se destaca por concentrar o maior número de produtores da bebida. A cidade foi a primeira localidade a alcançar o reconhecimento como Indicação Geográfica da Cachaça, ressaltando a prática e a tradição local. Os municípios que também se destacam na produção da bebida são: Campos dos Goytacazes, Quissamã, Três Rios, Resende, Carmo.

Com diversos alambiques espalhados, o setor além dos recursos, recebe apoio técnico e incentivo à comercialização permanentes. A cachaça é a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana-de-açúcar produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38% a 48% em volume, obtida pela destilação da cana.

Segundo a Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça do Estado do Rio de Janeiro (Apacerj), o estado conta com 65 pequenas e médias destilarias e 716 rótulos registrados pelo MAPA (Ministério de Agricultura e Pecuária).

O Estado não é o maior produtor, mas possui um diferencial que é a elevada qualidade alcançada pela bebida fluminense, fazendo com que o estado seja reconhecido como Território da Cachaça de Qualidade. “Neste 13 de setembro, celebramos muitas conquistas: a recente é a Denominação de Origem da Cachaça de Paraty, a primeira do País; o fato de as Cachaças do Rio das diversas regiões fluminenses terem centenas de premiações nacionais e internacionais; por termos alcançado destacada presença nos melhores empórios e bares; por termos conquistada posição relevante em exportação para mercados exigentes como Estados Unido, países da Europa e Japão. Por essas razões, temos os melhores motivos para celebrar o Dia Nacional da Cachaça, com nossos associados produtores, com as entidades parceiras e com os gestores dos órgãos públicos do nosso estado, que apoiam as nossas atividades e nos ajudam a comunicar a qualidade alcançada pelas cachaças do Rio”, destaca, Kátia Alves Espírito Santo, presidente da Apacerj.

b48 cf economia secretaria de agricultura oferece incentivos para agroindústrias de derivados de cana (1)

b48 cf economia secretaria de agricultura oferece incentivos para agroindústrias de derivados de cana (4)

b48 cf economia secretaria de agricultura oferece incentivos para agroindústrias de derivados de cana (1)

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos