VOLTA REDONDA
Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a CSN está promovendo uma série de ações de educação ambiental com foco especial na participação de estudantes. As atividades têm início hoje, 17 de setembro, com uma palestra e o plantio de mudas na ARIE Floresta de Cicuta, envolvendo alunos da Escola Municipal Paulo VI, de Volta Redonda.
Nesta quarta-feira, dia 18, a programação continua com uma visita guiada e plantio de mudas na Floresta da Cicuta, desta vez com alunos da Escola Municipal Amaral Peixoto. Já no dia 19, o Programa de Educação Ambiental (PEA) da CSN realizará outro plantio de espécies nativas na trilha da Floresta da Cicuta, com a participação dos alunos da E. M. Wandir de Carvalho e voluntários do ICMBio.
Além de suas atividades voltadas para estudantes, a CSN também está promovendo ações internas de conscientização. No dia 20 de setembro, haverá a distribuição de mudas nativas da Mata Atlântica para os colaboradores da Usina Presidente Vargas, seguida de uma visita guiada ao Projeto de Restauração Florestal da CSN na ARIE Reserva da Cicuta.
REFLORESTAMENTO DA FLORESTA DA CICUTA
A CSN está ampliando a cobertura florestal no entorno da ARIE Floresta da Cicuta, com o plantio de 102 mil mudas em uma área de 41 hectares. Esse projeto, aprovado pelo ICMBio, visa fortalecer a fauna e flora locais, contribuindo também para a conservação do macaco Bugio.
Com 131 hectares, a Floresta da Cicuta, é um dos últimos fragmentos de Mata Atlântica no estado do Rio de Janeiro e é classificada como Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE). O PEA da CSN realiza ações contínuas de conscientização para as comunidades locais, destacando a importância da preservação ambiental.