VOLTA REDONDA
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda promove neste sábado, dia 4, o Dia D pela ‘Primavera Rosa’, campanha que tem por objetivo prevenir o câncer do colo do útero e de mama; e de atualização da Caderneta de Vacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. Todas as 46 unidades da Atenção Primária à Saúde vão funcionar das 8 às 17 horas para ofertar os serviços de coleta de preventivo, encaminhamento para exame de mamografia, além da aplicação de vacinas.
O exame preventivo (Papanicolau) é direcionado às mulheres de 25 a 64 anos, entretanto, todas as mulheres que já tenham iniciado a atividade sexual podem procurar atendimento para uma avaliação ginecológica. Já o encaminhamento para mamografia é indicado para mulheres a partir de 40 anos de idade. As mulheres devem apresentar oCadastro de Pessoa Física (CPF) ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
‘PRIMAVERA ROSA’
Por conta da ‘Primavera Rosa’, que vai até o dia 19 de dezembro, a Secretaria de Saúde vai intensificar a vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), principal causa do câncer do colo do útero, que é indicada para meninos e meninas de 9 aos 19 anos. A imunização é em dose única.
A secretária de Saúde, Márcia Cury, afirmou que o diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer do colo de útero e de mama. “Quando identificado cedo, pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos. Por isso, é importante que todas as mulheres, inclusive as gestantes, procurem atendimento nas unidades para fazer os exames e acompanhamentos necessários. Nosso compromisso é garantir exame rápido, acolhimento e humanização”, falou a secretária, convocando as mulheres a procurarem a unidade mais próxima de casa.
A Secretaria de Saúde de Volta Redonda aderiu à estratégia de atualização da caderneta vacinal para crianças e adolescentes menores de 15 anos, proposta pela Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde e Ambiente, através do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), para ampliar a cobertura vacinal. “A estratégia deverá acontecer entre os dias 6 e 31 de outubro, mas a SMS vai aproveitar o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (UBSF) neste sábado, dia 4, para antecipar o Dia D de multivacinação no município”, explicou a coordenadora da Vigilância em Saúde da SMS, Milene Paula de Souza, reforçando que o funcionamento das unidades da Atenção Básica no sábado tem como objetivo atender à população que têm dificuldade de acessar o serviço em dias úteis.

