Dia D de Vacinação deve movimentar todos os municípios da região neste sábado

0

VOLTA REDONDA
O Dia D de Vacinação acontece neste sábado, dia 20, em todos os municípios da região. A ação, que visa imunizar crianças contra poliomielite e atualizar a caderneta de vacinação dos adolescentes, deve movimentar as unidades de saúde de todas as cidades que estarão funcionando entre 8 e 16 horas.
A campanha servirá para atualizar a caderneta dos menores de 15 anos de idade. Já a vacina contra a poliomielite, que é mais conhecida pela “gotinha”, será aplicada em crianças de um ano até quatro anos, onze meses e 29 dias, mesmo que já tenham se vacinado. A campanha da Poliomielite e da Multivacinação vai até o dia 9 de setembro e será realizada em todos os postos de Saúde da Família (PSF) das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
META
A meta da campanha é imunizar 95% das crianças de 1 a 4 anos contra poliomielite e, através da avaliação de caderneta de todos os menores de 15 anos, atingir o objetivo da cobertura de 95% de todas as demais vacinas. Em Barra Mansa, Pinheiral, Volta Redonda e Angra dos Reis, as prefeituras, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (SMS), estarão promovendo a ação em todos os postos de saúde, das 8 às 16 horas. Para se vacinar, são necessários os cartões de vacina e do Sistema Único de Saúde (SUS).
As Secretarias de Saúde também avançam nas imunizações contra Influenza e Covid-19 em crianças, adultos e idosos. Em Barra Mansa, o cronograma para a imunização de crianças de 3 a 11 anos contra o coronavírus segue de segunda a sexta-feira. A vacinação contra Covid-19 também segue para adolescentes e adultos.
Em Volta Redonda, durante o sábado, serão 49 pontos de atendimento direcionados para crianças, adolescentes, adultos e idosos, para atualização do cartão de vacinas. As 46 unidades básicas de Saúde (UBSs e UBSFs) estarão abertas até às 17 horas com todas as vacinas disponíveis no calendário de vacinação, incluindo as contra a Covid-19. Além das unidades básicas da rede, haverá aplicação de doses contra a Influenza (gripe) e Covid-19 nos shoppings Sider e Park Sul, das 10 às 20 horas, e no Zoológico Municipal (Zoo-VR), das 9 às 16 horas.
ATUALIZAÇÃO DA CADERNETA
Para o médico sanitarista da SMS de Volta Redonda, Carlos Vasconcellos, a atualização da caderneta é fundamental para aumentar a cobertura vacinal. Disse ainda que, o Dia D reforça a importância da prevenção de doenças através da vacinação. “Vale lembrar que as vacinas de rotina ficam disponíveis durante todo o ano nas unidades básicas de saúde para toda população. É primordial nesse dia de intensificação que os moradores compareçam em um ponto de vacinação mais próximo”, frisou Vasconcellos.
Segundo a Secretaria de Saúde de Pinheiral, o objetivo da campanha é atualizar as cadernetas de vacinação das crianças e adolescentes, de acordo com o calendário básico de vacinação preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), reduzindo assim o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis. A estimativa é de que mais de um milhão de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos estejam elegíveis à atualização da caderneta, sendo que, deste total, cerca de 280 mil crianças deverão receber a dose contra a poliomielite.