BARRA MANSA
Os setores de Vigilância em Saúde e Atenção Básica da prefeitura de Barra Mansa irão promover nesta terça-feira, dia 25, o Dia D de ações de conscientização da campanha Janeiro Roxo. O mês é dedicado à prevenção e combate à hanseníase. As atividades serão realizadas das 8 às 11 horas, no pátio da Secretaria de Saúde, na Rua Pinto Ribeiro, no Centro. Desde janeiro a Vigilância em Saúde vem oferecendo palestras, reuniões em grupo e mural para expor o tema à população.
Segundo dados da Vigilância em Saúde de Barra Mansa, no ano de 2021 o município totalizou oito casos confirmados da doença.
De acordo com a enfermeira da Vigilância, Juliana Santos Russi, será montada uma tenda no pátio da Secretaria para a abordagem das pessoas através de panfletagem. “Dúvidas sobre a doença poderão ser esclarecidas diretamente com o médico responsável pelo Programa, o doutor José Luiz Martins”, acrescentou Juliana.
O secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, falou sobre a importância das ações de conscientização no município. Ele explicou que a hanseníase é uma doença totalmente curável, desde que o paciente realize o diagnóstico precocemente. “Atualmente, o Brasil é o segundo país no mundo com mais registros de hanseníase e, por isso, é importante que haja o Janeiro Roxo, para que a população conheça a doença e fique alerta aos sinais”, finalizou.
Triagem no município
De acordo com a Vigilância em Saúde, o tratamento da hanseníase no município é totalmente gratuito e feito pelo SUS. Primeiramente, é necessário buscar atendimento inicial em qualquer unidade de saúde da cidade, onde o paciente será analisado e, posteriormente, direcionado para o prédio da antiga Secretaria de Saúde, na Rua Pinto Ribeiro nº 65, no Centro. Lá, é feita uma avaliação médica, seguida de exames complementares para o diagnóstico. Se for comprovada a doença é iniciado o tratamento, que dura em média 12 meses.