Dia D de Combate às Arboviroses acontece no bairro Novo Horizonte

0

PORTO REAL

Nesta terça-feira, dia 11, acontece no período de 8 às 13 horas, o segundo Dia D de Combate às Arboviroses. As ações diversas de combate ao Aedes aegypti e Aedes albopictus -mosquitos transmissores da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana- serão disponibilizadas aos moradores do bairro. O evento acontece na USF Novo Horizonte, no Novo Horizonte, próximo à Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), conta com apoio das secretarias de Obras e Serviços Públicos; Meio Ambiente; Ordem Pública e a Associação de Moradores do Bairro Novo Horizonte.

Segundo o secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty serão realizadas

atividades educativas, além do apoio de equipamentos como retroescavadeira e caminhão basculhante e recolhimento de materiais inservíveis (recicláveis), através da secretaria de Meio Ambiente. “Os agentes de combate às endemias, do setor de Vigilância Sanitária vão realizar inspeção de imóveis, com o devido tratamento e eliminação de possíveis focos de arboviroses. Serão disponibilizados na Quadra Poliesportiva do Bairro Novo Horizonte, localizada entre as Ruas das Orquídeas e dos Jasmins: agendamentos para desrodentização (controle de ratos); orientações sobre animais peçonhentos e entrega de folhetos informativos. No local a população também contará com informações sobre as atividades desenvolvidas pelo Centro Integrado de Recolhimento, Assistência e Controle de Animais (CIRAC)”, esclareceu o secretário acrescentando que na Quadra Poliesportiva do bairro também acontece uma espécie de laboratório. “A população poderá ver o mosquito e as larvas do Aedes aegypti e do Aedes albopictus, através de um microscópio e que haverá orientações sobre o trabalho da Vigilância Sanitária, com apoio dos agentes comunitários de saúde, na sala de espera da Unidade de Saúde da Família do Novo Horizonte (USF).

ATIVIDADES
Gincanas, teatros, palestras e bate-papos, são algumas das atividades desenvolvidas pela secretaria de Saúde do município, com o objetivo de intensificar a prevenção e o combate às arboviroses com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, nas unidades escolares de Porto Real. Somente no ano passado, através do Programa Saúde na Escola (PSE), em ações de combate aos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus (transmissores de arboviroses), foram atendidos 3.262 estudantes, sendo 10 escolas municipais e uma estadual, o que corresponde a 100% dos alunos do município.

Além das atividades constantes no planejamento deste ano, que envolvem ações educativas e orientações gerais a respeito da prevenção e combate à dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana, a secretária de Saúde realizará as brigadas escolares contra arboviroses, unindo profissionais de educação, estudantes e toda a comunidade escolar.

Deixe um Comentário