Dia D de combate a dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana acontece no Jardim Real

0

PORTO REAL

O Dia D de Combate às Arboviroses acontece nesta terça-feira, dia 14 e quarta-feira, dia 15, no bairro Jardim Real. No período de 8 às 13 horas, serão realizadas ações de combate ao Aedes aegypti e Aedes albopictus -mosquitos transmissores da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana. Participam das atividades além as secretarias de Saúde, Obras e Serviços Públicos; Meio Ambiente; Ordem Pública (SMOP) e a Associação de Moradores do bairro.

Além de tendas com diversas informações e ações educativas, o Dia D contará também com apoio de equipamentos como retroescavadeira e caminhão basculhante e ainda recolhimento de materiais inservíveis, através da Secretaria de Meio Ambiente.

O prefeito Ailton Marques disse que os trabalhos estão sendo intensificados nesta época do ano, tendo em vista a incidência de chuvas ser maior principalmente no verão. “As ações vão acontecer, de maneira intersetorial, com apoio de diversas secretarias, mas também é fundamental contar com a ajuda da população a fim de que assegurar o sucesso dessas atividades”, comentou Marques.
O secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim, enumerou as ações que serão realizadas durante o Dia D. “A Vigilância Sanitária, através dos agentes de combate às endemias, vai inspecionar os imóveis, realizando o tratamento e eliminação dos possíveis focos de arboviroses. Uma tenda será montada na praça do bairro e servirá como base de apoio para as equipes envolvidas na ação. Na tenda serão distribuídos folhetos explicativos, além da realização de agendamentos para desrodentização (controle de ratos); orientações sobre animais peçonhentos e atividades desenvolvidas pelo Centro Integrado de Recolhimento, Assistência e Controle de Animais (CIRAC). A tenda funcionará também como uma espécie de laboratório para que a população veja o mosquito e as larvas do Aedes aegypti e do Aedes albopictus, através de um microscópio”, esclareceu Jardim, acrescentando que haverá orientações sobre o trabalho da Vigilância Sanitária, com apoio dos agentes comunitários de saúde, também na sala de espera da Unidade de Saúde da Família do Jardim Real.

error: Conteúdo protegido !