BARRA MANSA
No último sábado, dia 7, aconteceu mais um Dia D contra o Sarampo. Todas as unidades de saúde de Barra Mansa funcionaram de 8 às 17 horas com a finalidade de imunizar pessoas entre seis meses e 59 anos. No total, as unidades tiveram uma procura de 2.144 pessoas pela vacina. Mas, efetivamente foram imunizadas 854 pessoas. Isso se deve ao fato de que muitas estão com o calendário vacinal em dia. Desses, foram registrados o comparecimento de 198 bebês de seis a 11 meses de idade; 987 pessoas de um a 29 anos; e entre 30 a 59 anos houve o comparecimento de 959 pessoas. A campanha contra o sarampo segue até o próximo dia 13 e a meta de Barra Mansa é imunizar 95% do público alvo.
No município, desde a campanha foi iniciada em 1º de fevereiro foram administradas 5.047 doses da vacina. Neste período, de acordo com o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, levantamentos do órgão apontam que 13.948 pessoas procuraram pelas Unidades Básicas de Saúde para a atualização e avaliação do cartão vacinal.
O Brasil registrou nos últimos 90 dias, 6.192 casos confirmados de sarampo, o que corresponde ao aumento de 15% em relação ao período de monitoramento anterior, segundo dados do Ministério da Saúde. Em Barra Mansa, há mais de 10 anos não há casos da doença.
A vacina não é recomendada para pessoas com suspeita de sarampo, imunocomprometidas, gestantes e crianças com menos de seis meses de idade. Alérgicos a proteína do leite e a proteína do ovo devem informar essa condição para que recebam conduta específica. Para receber a dose da vacina é necessária a apresentação da carteira vacinal.