Detro intensificará fiscalização para coibir transporte irregular durante festividades de final de ano

0

SUL FLUMINENSE

O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) segue realizando rotineiramente ações com o objetivo de coibir o transporte intermunicipal de passageiros sem autorização do poder concedente, em todo o Estado. Em função do aumento da demanda, as ações serão intensificadas no período de festas de final de ano. Desde o início de 2020, os agentes multaram e apreenderam 1.553 veículos realizando transporte irregular.

O órgão alerta ainda que, além de ilegal, expõe os usuários a risco de acidente. Muitos veículos não apresentam condições de segurança e são conduzidos por motoristas inabilitados. Os cidadãos podem ajudar, denunciando irregularidades do transporte intermunicipal na Ouvidoria do Detro pelos seguintes canais: telefone (21) 3883-4141, WhatsApp: (21) 9 8596-8545 ou pelo e-mail: [email protected].

Quando o transporte é regular, são realizadas fiscalização dos órgãos competentes como manutenção e higienização por exemplo.

De acordo com o gerente da Colitur, uma das empresaS responsável pela linha no local, David Santo, os motoristas, cobradores e funcionários internos passam por vários treinamentos como, atendimento ao cliente e primeiro socorros. “São realizados diversos cursos para que em casos de acidentes, por exemplo, o motorista saiba como agir e quais as providências tomar”, disse, acrescentando que o transporte trás segurança para os outros passageiros. “Quando o passageiro embarca no ônibus é emitida uma passagem e cada bagagem é marcada com o número indicado no ingresso. Caso o carro seja parado e se for encontrado algo ilícito, o número colocado é a maneira de identificar o responsável, evitando assim à dor de cabeça de que os outros precisem provar que a mercadoria não é sua”, informou.

Com a pandemia da Covid-19, foram tomadas várias iniciativas referentes ao horário e o número de carros, visando evitar a propagação da Covid-19. “Adaptamos o horário de acordo com a demanda de passageiros, além da solicitação da utilização dos equipamentos de proteção, com a finalidade de evitar a propagação da Covid-19”, informou.

Com as festa de fim de ano, serão disponibilizados horários extras, além de intensificar as capacitações de funcionários e as medidas de prevenção ao novo vírus.

Deixe um Comentário