Detran realiza ‘Dia D’ com atendimento exclusivo para pessoas com deficiência

0

ESTADO/SUL FLUMINENSE

Nesta sexta-feira, dia 28, o Detran realiza o primeiro ‘Dia D’, que é um programa voltado exclusivamente para pessoas com deficiências, onde o atendimento será feito sem agendamento para a identificação civil. Além disso, em algumas unidades do órgão também serão oferecidas 40 vagas para o programa Cidadania sobre Rodas, com aulas gratuitas de direção. Nesta primeira ação, os serviços de identificação estarão disponíveis em 110 unidades de serviço do Detran, abrangendo todas as regiões do Estado, e o atendimento será com distribuição de senha.

O programa Dia D será contínuo e já tem mais duas datas agendadas, no dia 27 de setembro, e, 27 de dezembro. O modelo da nova Carteira de Identidade oferecida reúne os números dos documentos mais importantes do cidadão, além do tipo sanguíneo e fator RH. Também haverá ícones para deficientes físicos, visuais, auditivos e intelectuais e a possibilidade de inclusão do nome social com validade em todo o território nacional.

Para participar, é preciso apresentar laudo médico original, com CID identificando qual a deficiência e limite máximo de 180 dias de vigência, além de original e cópia da certidão de nascimento. Caso seja menor de idade, é necessário também levar original e cópia da identidade do pai, mãe ou de um de um responsável legal.

A relação das unidades que atenderão às pessoas com deficiência no Dia D pode ser consultada no site do Detran.

Cidadania sobre Rodas

O curso Cidadania sobre Rodas é ministrado pelo Detran-RJ conforme o estabelecido na resolução Contran Nº 168/2004. O Programa oferece, gratuitamente, aulas teóricas para condutores deficientes auditivos interessados em obter a primeira habilitação na categoria B. A inscrição para o Cidadania sobre Rodas acontecerá em 18 unidades da Habilitação. Na Região Sul Fluminense, as cidades que oferecerão o programa são: Angra dos Reis, Barra do Piraí e Três Rios.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !