ITATIAIA
Os moradores de Itatiaia poderão contar, nesta quinta-feira, dia 11, com uma série de serviços do Detran-RJ, que estará no município para mais uma edição do programa Detran em Movimento. A ação, realizada das 9 às 16 horas, na Casa de Cultura de Itatiaia, no Centro da cidade. O atendimento será sem necessidade de agendamento e contará com apoio da Prefeitura de Itatiaia.
Durante o mutirão, os moradores poderão emitir documentos como a Carteira de Identidade Nacional (CIN) e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), realizar vistorias em veículos, transferir propriedade, solicitar placa Mercosul, recorrer de multas e resolver pendências diversas. Todos os atendimentos serão feitos por ordem de chegada, com distribuição de senhas para emissão de identidade, limitada à capacidade da estrutura montada.
A emissão da primeira via da CIN é gratuita. Para solicitar o documento, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou casamento original e o CPF. O Detran reforça que o atual documento de identidade segue válido até 2032, e não há urgência para substituição. Quem não possui certidão deve obtê-la previamente em cartório.

Atendimento será por ordem de chegada na Casa de Cultura de Itatiaia – Divulgação
Serviços de habilitação, como renovação, segunda via e emissão da Permissão Internacional para Dirigir (PID), exigem o pagamento prévio do Duda, que deve ser quitado até a véspera do atendimento, na quarta-feira, dia 10. Para os serviços vinculados a veículos, também é necessário o pagamento das taxas correspondentes e apresentação da documentação exigida, disponível no site do Detran-RJ.
A ação conta com parceria da Prefeitura de Itatiaia e leva não apenas serviços, mas também atividades educativas e acesso à Ouvidoria, ao setor de Protocolo e ao serviço de recursos de infrações. Segundo o presidente do Detran RJ, Rodrigo Coelho, a iniciativa amplia o alcance do atendimento. “Com o Detran em Movimento, o Detran RJ atende melhor o cidadão, com a dignidade e o respeito que ele merece. Todos os serviços serão oferecidos em um mesmo lugar, sem necessidade de agendamento”, afirmou Rodrigo.
O prefeito Kaio Márcio Rezende de Paiva destacou a importância da iniciativa. “O nosso compromisso é facilitar a vida dos moradores de Itatiaia. Trazer o Detran em Movimento para a cidade é garantir mais praticidade, dignidade e acesso aos serviços essenciais. Estamos trabalhando para aproximar ainda mais os serviços públicos da população”, disse o prefeito.
Detran em Movimento
O Detran em Movimento percorre semanalmente diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de facilitar o acesso aos serviços do órgão, reduzir filas e atender demandas reprimidas. Além da documentação, os moradores terão acesso a ações educativas, Ouvidoria, recursos de infrações e suporte do setor de Protocolo, como devolução de taxas, solicitação de perícia médica e desistência de categoria na CNH.