PARATY
Uma denúncia feita ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia Paraty (0300 253 1177), levou agentes do Comando de Polícia Ambiental a constatarem, nesta segunda-feira, 14, um crime ambiental envolvendo desmatamento em área de preservação. A ação resultou na degradação de aproximadamente 1200 metros quadrados de vegetação nativa.
De acordo com a Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) do Parque Estadual da Juatinga, a infração foi identificada enquanto a equipe se deslocava pela RJ-165, estrada que liga Paraty a Cunha. Durante o trajeto, os agentes notaram a supressão de vegetação, movimentação de argilominerais e o corte de árvores com uso de motosserra em uma área rochosa situada dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Também foi detectado o início da abertura de um arruamento, indicando a intenção de facilitar o acesso ao local desmatado.
As diligências realizadas no entorno não localizaram responsáveis ou qualquer placa indicativa de licenciamento ambiental. Com base nos artigos 38, 39, 40 e 60 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98), a ocorrência foi registrada na 167ª Delegacia de Polícia.
Em Paraty, crimes ambientais podem ser denunciados ao Linha Verde, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, pelos telefones (21) 2253-1177 e 0300 253 1177. Ambos os números contam com atendimento via WhatsApp anonimizado. As denúncias também podem ser feitas pelo site www.disquedenuncia.org.br ou pela FanPage do Linha Verde no Facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).