Desfile Cívico abre oficialmente a Semana da Cidadania em Resende

0

RESENDE

A Secretaria de Educação promoveu neste sábado, dia 24, o Desfile Cívico da Cidadania. A concentração dos estudantes foi às 9 horas, na Escola Municipal Governador Roberto Silveira, localizada na Rua Nossa Senhora de Fátima, no bairro Paraíso. O evento abriu oficialmente a Semana Municipal da Cidadania e também lançou a campanha “Educação Pública: eu valorizo”. O evento teve a presença do prefeito Diogo Balieiro e do vice-prefeito Geraldo da Cunha, além de vereadores e representantes do governo municipal.

O prefeito Diogo Balieiro prestigiou o evento no bairro Paraíso neste sábado

O desfile contou ainda com a participação das Escolas Municipais Educação Pré-escolar Bairro Alambari, Maria de Assis Barboza e Professor Oswaldo da Rocha Camões, além das Creches Municipais Pedacinho do Céu e Favo de Mel. As fanfarras das Escolas Municipais Augusto de Carvalho e Júlio Verne também fizeram parte da programação. O Pelotão das Bandeiras 26 Estados – Camões e dos integrantes dos programas desenvolvidos pela Prefeitura, como o Melhor Idade + Ativa, judô, entre outros, também se apresentaram.

Os integrantes da Melhor Idade levaram alegria para o desfile

Segundo a prefeitura, até o dia o dia 7 de setembro a programação será repleta de atividades como desfile cívico envolvendo estudantes da rede pública, palestras temáticas, além de concurso de desenho e redação, entre outras atividades. Nesta segunda-feira, dia 26, será realizado o lançamento do 2º Concurso de Desenho e Redação para o Ensino Fundamental nas categorias dos anos iniciais, anos finais e da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os temas abordados serão: Valorização do Idoso, para os anos iniciais; e Prevenção ao uso de drogas (anos finais).

Os alunos da rede municipal desfilaram na Rua Nossa Senhora de Fátima

No mesmo dia, terá uma aula passeio com alunos da rede municipal, no seguinte roteiro: Igreja Matriz; Ponte Velha; Museu de Arte Moderna; Praça do Centenário; e o Paço Municipal. “Os profissionais da Educação são responsáveis por impulsionar a aprendizagem dos alunos, oferecendo conhecimentos de diversas disciplinas de forma didática. Contudo, a escola ainda tem uma função importante no processo de transformação social, associando aos saberes valores morais e éticos. A formação de um sujeito deve ultrapassar o espaço escolar. O aluno deve ser estimulado a perceber o exercício pleno dos direitos e deveres como cidadão em uma sociedade democrática”, frisa a secretária de Educação, Rosa Frech.

Corporações musicais participaram do desfile no Paraíso

PROGRAMAÇÃO 

A programação ainda conta com a “Caminhada da Paz”, no dia 5 de setembro. A concentração será em frente à USF (Unidade de Saúde da Família) Vicentina/Santo Amaro, na Rua Prefeito Clodomiro Maia, na Vicentina. Haverá envolvimento das unidades de ensino da região. No dia 6 terá desfile cívico no distrito de Engenheiro Passos. E dia 7, data da Independência do Brasil, haverá desfile na Avenida Beira-Rio, no bairro Jardim Jalisco, às 9 horas, com a participação das instituições públicas de ensino de Resende.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !