Cerca de cinco mil pessoas estão sendo esperadas para participarem do desfile cívico que marcará os 185 anos de Barra Mansa, neste dia 3 de outubro, terça-feira. A partir das 9 horas o público pode conferir a demonstração de civismo na Avenida Joaquim Leite. E pela primeira vez na história, o evento contará com a maior adesão de participantes. Serão 65 unidades escolares municipais contando com mais de três mil alunos e além de profissionais entre professores, coordenação, direção e administrativo. Tiro de Guerra, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros terão participação no desfile, assim como a Guarda Mirim que estará a frente de um pelotão.
“O que queremos é reencontrar a tradição de Barra Mansa com o desfile cívico. O barra-mansense se identifica muito com o 3 de outubro vendo o desfile passar pela cidade. Esse ano, a programação do aniversário da cidade procurou ser da forma mais ampla possível com atividades diversas em vários setores, especialmente nas unidades culturais. Mas o mais importante, com o custo muito reduzido, buscando parcerias e buscando protagonismo do próprio cidadão para manifestar seu carinho pela cidade”, disse o prefeito Rodrigo Drable, informando que 110 automóveis entre carros, caminhões, motocicletas, triciclos e tratores também estarão na avenida para o desfile
Isso porque, além das escolas, inúmeros grupos aderiram ao desfile, como Clube da Moto de Barra Mansa, distritos e cidades vizinhas, Secretaria Municipal de Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Informação, Desenvolvimento Rural, Gerência de Promoção Social, Cavaleiros e Amazonas do Clube dos Cavalos, atletas, artistas, Slot de Futebol Americano, Fanfarra do Sesi, e muitos outros.
Para o superintendente da Fundação de Cultura, organizadora do evento, Marcelo Bravo, mesmo sabendo que a cidade não pode promover um megaevento está muito satisfeito com a adesão das pessoas. “Nos esforçamos para atrair o máximo de setores, mobilizadores e agentes culturais econômicos e que participam e contribuem para o desenvolvimento da cidade. Quase seis mil pessoas desfilarem na avenida é um reconhecimento de que o nosso trabalho teve resposta. Sem dúvida será uma festa muito bonita, e nossa Barra Mansa merece”, conclui Bravo.