Desfile cívico-militar marca o aniversário de 216 anos de Resende

0

RESENDE

Um desfile cívico-militar que será realizado hoje, na Avenida Rita Ferreira da Rocha, mais conhecida como a Beira Rio, no bairro Jardim Jalisco, marca hoje as comemorações dos 216 anos de emancipação político-administrativa do município. O prefeito Diogo Balieiro (PSD), o vice-prefeito Geraldinho da Cunha (DEM), além de vereadores e secretários estarão no palanque principal montado em frente ao Parque das Águas, prestigiando a parada. O desfile, que terá início às 9 horas na Avenida Beira Rio, vai contar com a presença de 27 escolas das zonas urbana e rural do município e 20 instituições da cidade. Entre elas, a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), que abrirá o evento com o desfile de seus carros de combate, soldados e cadetes.

Meia hora antes, às 8h30min, a Banda Sinfônica da Aman executará o Hino Nacional e o Hino a Resende em frente ao palanque de autoridades, próximo ao Parque das Águas; e às 8h45min o prefeito Diogo Balieiro Diniz e o general Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, comandante da Aman, passarão a tropa em revista.
De acordo com a programação, logo após a apresentação dos militares da Aman, entrarão na avenida os representantes do 37º Batalhão de Polícia Militar, seguidos do Corpo de Bombeiros e da Guarda Civil Municipal. Os integrantes do Distrito Sul Fluminense de Escoteiros, do Grêmio Literário, do Clube dos Desbravadores e Aventureiros se apresentam logo depois, abrindo espaço para o desfile dos representantes da Cruz Vermelha, Programa Gente Eficiente e da Terceira Idade. Logo depois, a Beira Rio vai ganhar um colorido especial com a chegada dos alunos da Educação Infantil de oito escolas e creches do município.

Estudantes de nove unidades da Educação do Campo entram na avenida logo depois, seguidos pelos representantes de outras dez escolas da zona urbana e dos integrantes do programa AABB Comunidade, num total de 1.625 estudantes. Eles desfilarão ao som das fanfarras das escolas Júlio Verne, Noel de Carvalho, Getúlio Vargas e da Corporação Musical de Engenheiro Passos, além da Fanfarra Sesi/Senai, que promete dar um show na avenida com a apresentação de seus 598 componentes.Após as escolas, a Beira Rio será tomada por representantes do Centro de Valorização da Vida (CVV), Coordenadorias da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa com Deficiência, Força Jovem Universal, Academia Dragões Kung Fu e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, além do grupo Senzala de Capoeira e Grupo de Motoqueiros, que também farão sua homenagem à cidade no dia do seu aniversário.
TRÂNSITO INTERROMPIDO

Para garantir a segurança das pessoas que vão desfilar e também do público, o tráfego de veículos na Av. Rita Ferreira da Rocha (trecho entre as Ruas Custódio José de Melo e Pandiá Calógeras), e nas vias transversais: Pandiá Calógeras (via do Detran), Mário Periquito (via de entrada do teatro do Salesiano), Augusto Xavier de Lima (via da Prefeitura) e Sarquis José Sarquis (via do Senac), ficará interrompido das 7 às 14 horas. Durante este período, equipes da Guarda Municipal estarão de plantão nessas vias para garantir o direito de ir e vir dos moradores.