RESENDE
O tradicional desfile cívico-militar em comemoração Dia da Independência do Brasil volta a ser realizado no município após dois anos da pandemia da Covid-19. Nesta quarta-feira, dia 7, a partir das 9 horas, estudantes da rede municipal e estadual de ensino, estarão comemorando os 200 anos da Independência. A mobilização será feita na Avenida Rita Maria Ferreira da Rocha, a Beira Rio, no bairro Jardim Jalisco, e contará ainda com representantes da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, entre outras instituições, além de entidades não-governamentais.
De acordo com a programação, a abertura será feita pela Banda Sinfônica da Aman, que executará o Hino Nacional e o Hino da Independência, em frente ao palanque das autoridades, localizado próximo ao Parque das Águas. Dando início ao desfile, a partir das 8h30min, o prefeito Diogo Balieiro Diniz e o comandante da Academia, general João Felipe Dias Alves, percorrerão a Avenida passando a tropa em revista. Logo depois, já com as autoridades presentes no palanque, a pista será aberta para a passagem de militares, dando sequência ao desfile.
Na sequência, as escolas municipais e algumas fanfarras entrarão na área de desfile na seguinte ordem: Fanfarra de Engenheiro Passos (Comeep), Escolas Sagrado Coração, Professor Carlinhos, Jardim das Acácias, Roberto Silveira, Maria de Assis barboza, fanfarra do Ciep 489, Marieta Salles, Lidia Pires, Surubi, Mariucha, Fanfarra do Noel de Carvalho, Ciep 342 Geraldo da Cunha Rodrigues, Ciep 347, Professor Oswaldo Camões, Getúlio Vargas, além da Escola Estadual Anibal Benévolo.
Após a passagem das escolas, também participam do desfile os representantes do 37º Batalhão da Polícia Militar, da Defesa Civil, Guarda Municipal, Cruz Vermelha, os Escoteiros, Centro de Convivência de Idosos e Fanfarra.
TRÂNSITO ALTERADO
De acordo com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SUMTRAN), durante o desfile, o tráfego de veículos será alterado em algumas vias do bairro Jardim Jalisco, no entorno do local de concentração e desfile. Estarão fechadas as Ruas Pandiá Calógeras, Mário Periquito, Xavier de Lima e Sarquis José Sarquis, além da Avenida Rita Maria Ferreira da Rocha, Beira Rio, onde acontece o desfile. A interdição será entre 7 às 13 horas para a montagem, desfile e desmontagem dos equipamentos. Após este horário, as ruas serão liberadas para trânsito de veículos. A Guarda Municipal estará no local para orientar o trânsito.