Desfile cívico marca os 187 anos de história do município de Barra Mansa

0

BARRA MANSA

Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, de 50 unidades escolares de Barra Mansa, estiveram presentes nesta manhã, dia 3, para comemorar os 187 anos da cidade com o tradicional desfile cívico. O evento, que começou às 8 horas e durou cerca de 2h30min, contou com 3,3 mil pessoas desfilando pelo Centro, na Avenida Joaquim Leite. Na apresentação, os alunos, que participaram do projeto Descobrindo Barra Mansa, deram uma aula de história na avenida quando relembraram personalidades históricas, símbolos oficiais, distritos, paisagens e monumentos importantes.

Segundo o presidente da Fundação de Cultura, Marcelo Bravo, essa é a primeira vez que a apresentação é organizada e elaborada pelo município, de forma que cada unidade escolar apresentasse um ponto diferente da história. Algumas das apresentações foram: a Ponte dos Arcos, a criação do Barra Mansa Futebol Clube, o empresário e fazendeiro Geraldo Ozório, entre outros destaques da cidade. O objetivo foi ampliar o conhecimento da população relacionado ao município.

De acordo com Marcelo Bravo, o desfile foi organizado com os alunos do 3º ano porque nesta etapa eles aprendem sobre a história da cidade nas escolas. Ele ratificou ainda que as crianças receberam livros e foram orientados pelo gerente de Patrimônio da Fundação Cultura, o historiador Nikson Salem.  “O barra-mansense gosta de estar na rua, gosta de desfilar, gosta de ser visto e eles fazem com amor”, comemorou o sucesso do evento.

De acordo com o prefeito Rodrigo Drable, neste ano a organização se atentou em realizar um grande evento com uma duração curta. “No ano passado, fizemos o maior desfile de todos, no entanto ele durou seis horas. Este ano nos atentamos em manter a qualidade, porém com uma duração menor”, explicou, demonstrando satisfação pela quantidade de pessoas presentes. “Houve postagens de que o desfile estaria cancelado, isso foi covardia de quem não quer que a cidade cresça, mas tudo deu certo e o desfile é sucesso”, comemorou.
Apresentações das escolas

A Escola Municipal Reginaldo Araújo apresentou a história da Ponte dos Arcos. As crianças apresentaram cartazes com pinturas e informações que traziam algumas curiosidades da travessia, como, por exemplo: o primeiro nome da ponte (Engenheiro Saldo Brantes); a inauguração que ocorreu em 1º de maio de 1958; e, quando a ponte caiu em 1968 e passou por uma reforma, sendo rebatizada com o nome de Ataulfo Pinto dos Reis, em homenagem ao vereador Ataulfo. Segundo a diretora, Fernanda Lopes, os próprios alunos prepararam o material. “As crianças, que já estudam no 3º ano a história da cidade, puderam apresentar o que viram, é uma forma vivenciarem o que aprenderam”, comemorou.

Já a Escola Estadual Municipalizada Santo Antônio, apresentou a história do Barra Mansa Futebol Clube, onde os alunos se vestiram futebolista. Eles trouxeram curiosidades, como, por exemplo, que o clube foi o primeiro time de futebol do Brasil, fundado em 15 de novembro de 1908.

A orientadora educacional, Débora Virgílio, relatou que os alunos ficaram muito animados com o tema. “Ainda mais sendo futebol, até as meninas gostaram”, expôs.

Outra apresentação que abrilhantou o desfile cívico foi a dos alunos da Escola Municipal Comendador Geraldo Ozório Rodrigues, onde eles homenagearam o empresário e fazendeiro que batiza a unidade. Geraldo Ozório foi responsável por diversos feitos que alavancaram a economia do município, como a criação do primeiro prédio comercial, a construção da rodoviária, a fundação da Cidade do Aço, e  Associação das Empresas de Transportes de Passageiros, que hoje é o Sindpass. Segundo a diretora, Natane Pereira, cada ala se vestiu a caráter para representar os feitos do homenageado. “Tivemos uma ala com crianças vestidas de fazendeiras, e até os alunos vestidos de motoristas da Cidade do Aço”, disse, finalizando que a viação cedeu banners e um ônibus para finalizar o desfile da escola.

Deixe um Comentário