Desfile Afro, além da apresentação dos grupos Amigos do Gueto e Marizelia marcaram, ontem, o encerramento das atividades da “Semana do Povo Preto” em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, em Volta Redonda. Foram seis dias com ampla programação realizada no Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília. A abertura das ações aconteceu na última quarta-feira, 15, e contou com apresentações de arte, música, dança, além de palestras, gastronomia e momentos de reflexão.
Em entrevista ao A VOZ DA CIDADE, o coordenador do Memorial Zumbi, Sid Gomes, garantiu que a programação superou as expectativas. Lembrou ainda que as atividades foram realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura de Volta Redonda (SMC-VR), em parceria com o Coletivo Kekerê. “A Semana do Povo Preto superou todas as nossas expectativas. Realizar seis dias de comemoração alusivo ao Dia da Consciência Negra mostra a capacidade que tem o Memorial Zumbi em abrigar tudo o que foi feito. Tivemos debates, mostra de filmes, desfile afro, teatro e shows para todos os gostos. Além do já esperado Festival de Curimba do Sul Fluminense”, informou o coordenador, ressaltando que o objetivo é promover essas atividades nos 365 dias do ano.
Sid lembrou ainda que, no desfile de ontem, 100 modelos estiveram presentes no Memorial Zumbi onde participaram do desfile. A estilista do Senegal, Mama Dioup, participou do desfile com apresentação de estilos diversos com moda praia e moda África. O coordenador disse que ontem foi uma data histórica para todos os negros. Ainda de acordo com ele. toda a manifestação de arte em prol da Consciência Negra deve ser lembrada e celebrada com muito orgulho. “As pessoas que participaram das atividades gostaram e nós que organizamos ficamos satisfeitos com o resultado. O Memorial Zumbi foi construído para realizar esse tipo de evento e, com certeza, outros virão”, Frisou Sid.
No sábado, 18, teve na programação Rodão de Jongo, com Jongo Di Volta, Jongo de Pinheiral e Jongo de Arrozal, além de show com Áurea Martins e Flávio Porto. Domingo à tarde, foram realizadas atividades diversas no 2º Festival de Curimba do Sul Fluminense.